Sustentabilidade

Aplicativo calcula o desperdício de água do usuário

K4HZyxqAlunos do 2º ano do ensino médio do Garriga de Menezes, Rio de Janeiro, desenvolveram um aplicativo para medir o consumo diário de água, o iWater. A ideia é o usuário calcular seus gastos em atividades do dia a dia, com opções de consumo como banho, lavar o carro, louça e descarga e o tempo da atividade. O programa também exibe o histórico do consumo e um gráfico mostra a real necessidade de cada pessoa de consumo e já foi ultrapassado ou não.

O iWater foi desenvolvido para ser apresentado durante a Feira de Ciências de 2013 da escola. Inicialmente o aplicativo podia ser usado apenas na plataforma PC, porém com ajuda do site de financiamento coletivo Catarse.me já está disponível para Android, e a meta agora é disponibilizar para iOS e Windows Phone através de doações. Caso o valor adquirido ultrapasse o necessário para liberação, será convertido para manutenção do servidor acessível a todos que detém uma conexão com a internet.

Victor Capilé, 16, responsável pelo desenvolvimento do projeto, acredita a falta de água é um assunto grave na sociedade e cobrar por um serviço que pode beneficiar a todos não é o jeito mais honesto de ajudar. E anúncios danificariam o projeto visual e a experiência dos usuários. Pedro Borges colaborador do projeto afirma que “as pessoas ficariam chocadas, porque isso diz respeito a elas. Ninguém se dá conta do quanto de água consome”.

As doações podem ser feitas até 29/12/204

Fonte: Catarse.me

One thought on “Aplicativo calcula o desperdício de água do usuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *