Dispositivo é capaz de reduzir até 100% as impurezas das águas de chuva

desviufpe-ufpe-aguaUma iniciativa desenvolvida por alunos da Universidade Federal de Pernambuco promete facilitar o uso de água de chuva para consumo. Trata-se de um sistema que retém a água através de um dispositivo, o Desviufpe.

O projeto baseia-se na técnica de desvio de água já existente, mas foi aprimorado pelo Núcleo de Tecnologia da faculdade. Os modelos anteriores ocasionavam vazamentos frequentes, pois eram feitos e concreto. Já os novos, de PVC, não desperdiçam água, e qualquer gota armazenada no período de estiagem nordestino é essencial.

Os canos de PVC são instalados entre a calha e a cisterna. As primeiras demandas de água ficam mais impuras pela sujeira acumulada nos telhados. Estas águas ficam retidas nos tubos e depois podem ser usadas para fins domésticos, como limpeza ou pequenas hortas.

O restante da água que cai vai direto para a cisterna, uma medida simples, e que após 25 meses de monitoramento concluiu-se que o dispositivo é capaz de reduzir de 67% a 100% o teor das impurezas.

Vencedor do Prêmio Ana 2014 na categoria “Pesquisa e Inovação Tecnológica”, cada Desviufpe custa R$ 210,00.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s