Spray transforma qualquer superfície em painel solar

spray-on-solar-cellsDesenvolvida pela equipe de Illan Kramer, da Universidade de Toronto, a técnica permite pintar células solares em superfícies flexíveis. A tecnologia tem por base um material nanotecnológico, composto por cristais supercondutores, sensíveis à luz, conhecidos como “pontos quânticos coloidais”(CQD, na sigla em inglês).

Imprimindo-se CQDs numa película faz com que o material possa ser utilizado para revestir quaisquer superfícies independentemente do seu formato,  o que contorna alguns problemas dos conhecidos painéis solares feitos à base de silício, que são rígidos e requerem superfícies planas.

A expectativa é de que o material possa baratear e facilitar a instalação de dispositivos para captação de energia solar, popularizando seu uso. Calcula-se que o teto de um carro revestido pelo material seja uma superfície suficiente para fornecer energia para três lâmpadas incandescentes de 100 Watts cada, ou 24 lâmpadas fluorescentes.

O equipamento para aplicação do material, que ainda não é portátil, foi construído pela equipe usando peças fáceis de encontrar e com valor acessível.

Fonte: GreenMe – vídeo 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s