Aplicativo ajuda deficientes visuais em shoppings

SMartGUma equipe de pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um Guia Inteligente para auxiliar pessoas cegas no interior dos edifícios públicos. Este aplicativo tem como objetivo aumentar a autonomia dos usuários nas atividades do dia-a-dia. Na prática, você encontrará os serviços e produtos desejados no interior dos prédios, de maneira rápida e segura.

A partir do telefone celular, o sistema “SmartGuia: Assistente de Compras para Cegos” usa as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para guiar o usuário ao seu objetivo, respondendo a perguntas e fornecendo informações claras sobre lugares, produtos e serviços.

“O guia estabelece rotas e indica distâncias, descreve o ambiente (por exemplo, até que ponto é o elevador ou escadas), identifica os pontos de interesse, etc.”, explica o coordenador do projeto, José Cecilio.Uma das características mais marcantes do sistema é a sua simplicidade. O usuário pode simplesmente dizer palavras que identificam o que você quer (como comer, comprar roupas). “O sistema pode reconhecer essas palavras-chave, questionando, em seguida, sobre as preferências mais específicas. “, exemplifica o coordenador.

Apesar de ter sido desenvolvido para guiar pessoas com necessidades especiais, este sistema quer estender o uso de todos os cidadãos. O objetivo é que “ao entrar no shopping, o cliente pode descobrir quais lojas que estão com promoções esse dia, em que os produtos e qual porcentagem de desconto. Nesse sentido, vamos iniciar um projeto piloto em um centro comercial de Coimbra,” conclui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s