Inovações

Software identifica expressões de dor em recém-nascidos

quem-inova-software-unifesp-bebesPesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) desenvolveram um software que detecta expressões faciais relacionadas à sensação de dor em recém-nascidos. O programa poderá auxiliar no cuidado com os bebês, possibilitando intervenções mais ágeis e precisas.

De acordo com Ruth Guinsburg, que conduziu o desenvolvimento do programa de computador, a iniciativa surgiu da dificuldade enfrentada por cuidadores de recém-nascidos em unidades de terapia intensiva (UTI) no reconhecimento e na avaliação dos sinais de dor.

“Essa subjetividade acaba dificultando eventuais intervenções, já que há uma série de fatores que podem levar o recém-nascido a demonstrar certos incômodos nem sempre relacionados a dor. A pesquisa viabiliza um instrumento útil para monitorar a dor do bebê na rotina das unidades neonatais”, disse Ruth à Agência Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O software concebido na Unifesp foi desenvolvido com base na escala Neonatal Facial Coding System (NFCS), amplamente utilizada no reconhecimento dos movimentos faciais de dor, convertida pelos pesquisadores em linguagem de computador com a colaboração do Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina e da Universidade de Mogi das Cruzes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *