Llosa vê o processo de impeachment como uma catarse da democracia contra a corrupção no Brasil

O escritor peruano Mario Vargas Llosa vê com otimismo os movimentos pró-impeachment de Dilma Rousseff, que classificou como uma “espécie de catarse” da democracia contra a corrupção. “Creio que esse é um movimento saudável de purificação de uma democracia cuja corrupção provocou grande desencanto no povo”. Seguem algumas das principais respostas à entrevista realizada pelo jornal O Valor:

O Brasil vive uma das crises mais graves de sua história. A rejeição aos políticos está exposta como há muito tempo não se via, há um clima de conflito nas ruas e nas redes sociais e a economia está anêmica. Como vê esse cenário?

Com otimismo. Creio que esse é um movimento saudável de purificação de uma democracia cuja corrupção provocou grande desencanto no povo. E me parece saudável que se tenha levado a cabo uma mobilização tão grande para castigar os políticos corruptos e um sistema afetado pela corrupção. Acredito que, se for feito um balanço entre perdas e ganhos, o resultado é positivo. É bom que grandes setores da população que estavam desinteressados pela política se comprometam de maneira tão ativa para pedir que, de acordo com a própria legalidade do Brasil, haja uma espécie de catarse de seu sistema democrático.

O senhor vê o risco de retrocesso na democracia brasileira?

Creio que haja certo risco, claro, mas acho que manter instituições que estão podres não pode ser nunca uma solução a longo prazo. É, de novo, sucumbir a um populismo. Esse populismo que sacrifica o futuro em nome de um presente muito passageiro.

19162439

Foto: Felix Clay

Um dos fenômenos políticos mais expressivos dos últimos anos no Brasil foi o surgimento de movimentos com agenda econômica liberal, algo que já foi defendido de forma envergonhada por aqui. O que pode se esperar deles?

O melhor. Quem dera houvesse em toda a América Latina movimentos com vocação liberal que entenderam que somente com uma economia aberta, um Estado forte, porém pequeno, e uma sociedade civil grande é o que traz o progresso e o desenvolvimento, é o que cria oportunidade para que os cidadãos possam organizar sua vida e realizar seus desejos. Os países que estão no topo do mundo são aqueles que optaram por esse modelo.

Fonte: Valor Econômico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s