Empresa promove hackathon para desenvolver soluções de economia de água

Equipes tiveram dois dias para fabricar um protótipo do zero

A preocupação com o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta tem feito com que, cada vez mais, empresas e profissionais busquem por soluções sustentáveis que permitam um consumo mais consciente, para melhor aproveitamento dos recursos, hoje escassos, de modo que diminua o impacto no planeta causado por nós. Pensando nisso, a Leroy Merlin com apoio de empresas de tecnologia, promoveu um hackathon para desenvolver IMG_0638soluções para a economia de água.

O espaço que abrigou a maratona de criação, intitulado Bricolab, está localizado dentro da loja de Interlagos da rede, foi inspirado no modelo dos Fab Labs, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, e já está presente em mais de 60 países. Os Fab Labs são espaços de co-working que buscam soluções que possam beneficiar comunidades através da troca de conhecimento e inovação. O co-espaço foi inaugurado no final de semana, com a competição.

Para a competição, foram selecionados quatro times, no qual o grande desafio era: fabricar um protótipo do zero que auxiliasse na economia de água em dois dias. Os participantes tiveram a disposição diversas ferramentas exclusivas da Leroy Merlin, equipamento eletrônico da Robocore, impressora 3D da Cliever, placas Arduino e antena de longo alcance fornecida pela ABINC.IMG_0783

A equipe ganhadora do desafio, fugiu de soluções que puramente evitassem o desperdício de água e desenvolveu um sistema que ajuda no reuso da água de máquinas de lavar roupas, economizando até 50% de água em cada ciclo. Que de acordo com uma pesquisa da Universidade de Rio Grande do Sul (UFRGS), os maiores gastos de água em casa estão concentrados na máquina de lavar, no tanque e na torneira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s