Película instalada sobre o telhado pode substituir ar-condicionado

Alternativa acessível promete zero consumo de energia

peliculaA cada ano que passa, por conta do aquecimento, as temperaturas se tornam mais elevadas e expõe a população a riscos de saúde. Pensando em uma forma de gerar conforto em ambientes fechad      os, dois pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA), Ronggui Yang e Xiabo Yin, criaram uma película capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade de usar gás refrigerador e energia elétrica.

Essa alternativa é acessível para todos os bolsos, além de ser considerada sustentável pelo fato de não agredir o meio ambiente e evitar a emissão de gases do efeito estufa (CO2 e HFC), ligados ao aquecimento global, que o ar-condicionado libera. O material é feito de polimetilpentano, um tipo de plástico transparente encontrado no comércio. Pelo fato de possuir revestimento de prata em um dos lados, o material é transformado em ‘lâminas’, com espessura de 50 milionésimos de metro, que auxiliam no resfriamento do ambiente. A película reproduz um processo de filtragem dos raios solares na atmosfera.

As lâminas podem ser acopladas aos telhados de construções, gerando um poder de refrigeração de 93 watts por metro quadrado. Apesar de tanta tecnologia, o material deverá ter um custo baixo de produção de aproximadamente  50 centavos de dólar por metro quadrado, de acordo com o The Economist.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s