Leroy Merlin apresenta e patrocina a 1ª mostra “Que Loucura é Essa?” em São Paulo

Por acreditar que o planeta é a nossa casa, rede patrocina mostra da ONG Papel de Gente

Com objetivo de promover a sustentabilidade, a saúde emocional e o bem viver nos centro urbanos, a Leroy Merlin patrocina a “1ª Mostra Que Loucura é Essa?”, que acontece de 16 a 31 de agosto, das 10 às 20 horas, no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, 2073, concebida pela ONG Papel de Gente.
A exposição, que tem curadoria Eliana Tiezzi, psicóloga e psicanalista responsável pela ONG, e tem como objetivo principal estabelecer um novo status para a saúde emocional, informar a sociedade sobre a importância dela assim como outras doenças físicas e alimentares tem importância para sociedade.

“Para nós, da Leroy Merlin, é muito importante apoiar iniciativas como as do Papel de Gente. A sustentabilidade faz parte do nosso DNA. A Mostra ‘Que Loucura é Essa?’ tem como objetivo resgatar uma vida melhor entre as pessoas e a Leroy Merlin apoia a causa e entende que é possível uma forma mais saudável de convivência em sociedade. Afinal de contas, cuidamos de pessoas e da melhoria dos seus lares. E o planeta é a nossa casa, precisamos cuidar dele”, diz François Gabert, líder de sustentabilidade da rede.

Além das instalações descritas abaixo, a Mostra Que loucura é essa? conta com uma programação fixa, com quase 50 atividades tendo como eixo central a saúde emocional e seus correlatos a sustentabilidade e à cidade, divididas entre Conversas de Quintal, Terapias Públicas e Mostra de Cine Debate em parceria com a Vermelho Filmes e Produção.

Uma Campanha de Causa – foi criada para atingir o maior número de pessoas e alertar sobre o crescimento contínuo dos diagnósticos de depressão e/ou ansiedade no Brasil e conta com apoio de artistas de peso como Regina Duarte, Nicole Puzzi, Rodrigo Lopez, Blubell, Claudia Shapira, Haroldo Arruda, Maria Alcina, Virginia Rosa, Zé Geraldo, entre outros para conscientização de que a saúde emocional se torne um elemento importante e cotidiano na vida das pessoas e da cidade. Os depoimentos captados serão replicados em uma das intervenções artísticas.
Que Loucura é Essa? tem concepção arquitetônica assinada por Martin Corullon do Metro Arquitetos, criação e conceito das intervenções artísticas da artista plástica Sonia Costa e Marcella Arruda, identidade visual de Maristela Colucci, Campanha de Marketing da Agência Amais7 e curadoria e idealização de Eliana Tiezzi.

Instalações
Túnel/Passagem: Contará com 20 monitores transmitindo vídeos de diversas pessoas entre comuns e celebridades que emprestaram suas imagens a Campanha de Causa da Mostra, por meio da resposta de duas questões: ‘Que loucura é essa?’ e ‘Qual é o Papel da Gente?’. O objetivo dessa obra iniciar uma tomada de reflexão a respeito da qualidade de nossas escolhas “versus” a qualidade dos resultados em nossa volta. O Túnel conta ainda com cabines onde os visitantes poderão expressar suas próprias respostas que serão transmitidas nos monitores ou nas redes sociais, criando um ambiente de relacionamento ao longo da exposição e posteriormente ao seu término.

Labirinto/Interação: vai promover um encontro do visitante consigo mesmo, por meio de um labirinto de portas e as surpresas por trás de cada uma. E a cada porta aberta será a oportunidade de olhar para dentro e encontrar perguntas ou respostas que não haviam sido identificadas em certos momentos de suas vidas. Convida o público a quebrar o ritmo alucinado do seu dia a dia, buscar uma pausa e vivenciar um mergulho em si mesmo, ouvir o que diz seu corpo e suas emoções.

Redes/Contemplação: vai despertar a criança interior de cada um, Será um espaço composto por redes de dormir, um convite ao descanso, sono, encontro e relaxamento, onde a mente experimenta uma pausa e vive o relaxamento necessário para a saúde emocional.

Arena/Escuta: construída com fragmentos de diversas árvores e um sistema interior de áudio com testemunhos diversos, essa instalação representa o ser humano e suas conexões e relações com o mundo.. Diz uma lenda que Baobá é uma árvore que conta aos povos, às histórias da terra e de nossos ancestrais,. por isso, quem se senta ao pé dessa árvore colhe como frutos, histórias de vidas, relatos reais que são compartilhados de forma intimista com o público, propondo uma brincadeira com o lugar da escuta psicanalítica a Árvore do Caminho, sugere uma interação da escuta do outro e da escuta de si mesmo, que aponta caminhos. Com espaço acolhedor composto de puffs, a obra pretende ser estendida aos domingos para Avenida Paulista.

Serviço da exposição:
Mostra Que Loucura é Essa?
Visitação: de 16/8 a 31/08, no Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073, São Paulo. Horário: segunda a sábado, das 7h às 22h; domingo e feriados, das 10h às 22h. Grátis. Telefone para informações: (11) 3457-9058

Sobre a Leroy Merlin:
A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 trazendo um novo conceito para o mercado de Material de Construção. Com foco na qualidade de produtos, atendimento e serviços, a empresa oferece em suas lojas ambientes espaçosos e agradáveis para receber melhor seus Clientes.

Considerada multiespecialista do lar, por ser especializada em Construção, Acabamento, Bricolagem, Decoração e Jardinagem, a Leroy Merlin apresenta aos seus Clientes a maior variedade de produtos em 80 mil itens divididos em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração, Iluminação e Cozinhas. As lojas oferecem serviços diferenciados, como Fábrica de Cores, Troca de Mercadorias, Espaço Projeto, Corte de Madeira e Vidro, Cursos de Bricolagem, Entrega em domicílio, Estacionamento, Café, Fraldário, Molduraria, Mesa de Bricolagem, Coleta Seletiva, Drive-Thru, entre outros.

Hoje, a rede francesa a possui 41 lojas distribuídas em onze estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma Loja Virtual que atende todos os estados do país. Entre as unidades, a Leroy Merlin Niterói (RJ) foi a primeira loja de Varejo Certificada do Brasil por meio do processo de construção sustentável e Uso e Operação sendo assim a primeira loja 100% AQUA – Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. Hoje, a rede possui treze lojas 100% AQUA, Jacarepaguá (RJ), Taguatinga (DF), Campinas Anhanguera (SP), Sorocaba (SP), Serviços Internos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jaguaré (SP), São Leopoldo (RS), Londrina (PR), Curitiba Atuba (PR), São José (SC), Fortaleza (CE) e Maceió (AL), somando um total de 34 certificados, destacando a Leroy Merlin como a empresa com maior número de certificação AQUA/HQE no mundo na categoria varejo.

A Leroy Merlin é líder, pelo sétimo ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil, conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado, anualmente, pela equipe de Redação da Grau 10 Editora, que edita a Revista Anamaco. A empresa foi eleita entre as três mais sustentáveis pelo “Prêmio Os Mais Importantes do Varejo”, realizado pela Revista Novarejo nos anos de 2012, 2013 e 2014, e sua sede está entre os 10 prédios mais sustentáveis pelo site Exame. Ainda em 2013, 2014, 2015 e 2016, a Leroy Merlin foi premiada entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work® Brasil em parceria com a Revista Época e 1º lugar do segmento Varejo de Material de Construção, no Ranking da pesquisa “As empresas mais admiradas no Brasil” nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015, realizado pela Revista Carta Capital.

Sobre a ONG Papel de Gente:

Criada em 1994 pela psicóloga Eliana Tiezzi, a ONG Papel de Gente tem como filosofia validar e compreender o transtorno como uma forma particular de ver o mundo, com a proposta de validar o que há de dom nos participantes, necessidades, potencialidades e projetos pessoais, para que com isso possa tecer “pontes e oportunidades” entre suas singularidades e as solicitações da sociedade da qual faz parte.

A orientação da ONG não envolve a visão convencional de tratamento, mas sim fazer a interface entre o ambiente clínico convencional e a sociedade, por meio de um programa de capacitação a empregabilidade, geração de renda e desenvolvimento de projeto pessoal, além de conscientização ambiental.

Única ONG no Brasil que há 22 anos promove um trabalho terapêutico e socioambiental com ótimos resultados, a Papel de Gente dedica-se especificamente para portadores de psicoses e neuroses graves. Os transtornos mentais afetam mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Um relatório da mesma OMS, apresentado em 2016, define que entre 1990 e 2013, o número de pessoas que foram diagnosticadas com depressão e/ou ansiedade aumentou em quase 50%, de 416 milhões para 615 milhões. Cerca de 10% da população mundial é afetada, e os transtornos mentais respondem por 30% da carga global de doenças não fatais.

Desde sua fundação, a estratégia terapêutica e socioambiental desenvolvida pela Papel de Gente é capacitar esse usuário por meio da produção de brindes e presentes sustentáveis para o mercado corporativo, além do segmento de prestação de serviços em Saúde Emocional Corporativa (SEC) e cultura da sustentabilidade. Tudo começou com a reciclagem artesanal de papel e atualmente trabalham com todas as matérias primas alinhada para redução de impacto ambiental.

A ONG luta pelo empoderamento desses usuários dos serviços de saúde mental, treinando e oferecendo emprego nas oficinas de produção dos brindes e presentes, na lojinha que também vendem esses produtos, além das feiras que participam. Durante esses 22 anos, a Papel de Gente realizou mais de 10 mil atendimentos, mas sua meta é a realização de 250 atendidos/mês, num total de 11 mil atendimentos/ano.

A ONG conta com uma cartela de 60 produtos produzidos em qualquer escala, com selo de garantia da procedência das matérias primas envolvidas. Também desenvolvem peças personalizadas com aplicação de logótipo, manuseio e todo necessário para agregar valor à imagem da empresa. Faz parte do portfólio da Papel de Gente, corporações como Honda, Coca Cola, Natura, Leroy Merlin, Alpargatas, Serasa Experian, entre outras.

Eliana e sua equipe foram pioneiros em algumas pesquisas, dentre elas a parceria com locais de atendimento referência para não internação de pacientes em surto, o que possibilitou o restabelecimento dessas pessoas em espaço de tempo bem mais curto que nos tratamentos convencionais; também testaram junto com a psiquiatria modelo, cessar com toda a medicação do paciente esquizofrênico de maneira que as reavaliações e os ajustes dos remédios fossem feitos da melhor forma possível, de acordo com a real necessidade e com isso, possibilitando a melhoria da qualidade de vida do paciente. Todos são encaminhados pelos serviços de saúde mental de São Paulo e cidades como, além CAPS, ambulatórios, Santa Casa, Paulista de Medicina e Hospital das Clínicas.

Reconhecidos por sua importância social, a ONG é membro da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, integrante da Aliança de ONGs para América Latina, 2010, além de ser finalista do prêmio Planeta Sustentável da Revista Casa Claudia, 2012; finalista do Desafio Inovação para a Saúde – Changemakers e Ashoka, 2012; vencedora na 13° edição do prêmio Betinho pela Cidadania, 2010; entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s