Goiás é o primeiro Estado a utilizar a CNH digital

Até fevereiro de 2018, todos os Estados brasileiros devem disponibilizar a emissão da carteira digital

O DETRAN de Goiás começou a disponibilizar a CNH digital, a partir do dia 10 de outubro. O Estado foi escolhido para ser o piloto do serviço por ter sido o que mais se preparou tecnologicamente. Até o fim do ano, todos os goianos que quiserem testar a versão do documento poderão obtê-la de maneira gratuita. A partir de 2018, custará R$ 10,00.
A cobrança de possíveis taxas da CNH digital, segundo o DENATRAN, será definida pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANS). Para emiti-la, o condutor precisa ter a versão impressa da Carta de Habilitação Nacional, que possui o QR code (código utilizado para que o smartphone seja capaz de ler as informações do cidadão). Esse código só está disponível nas cartas emitidas a partir de maio de 2017.
Todos os condutores que possuem a versão antiga da CNH precisarão renová-la para realizarem a solicitação da versão digital, que terá o mesmo valor jurídico do modelo impresso, assim, o cidadão brasileiro poderá se identificar de maneira inovadora.
O download do aplicativo está disponível na Apple Store e no Google Play. Ele é gratuito e a previsão é de que, no futuro, o mesmo aplicativo nos permitirá saber, também, a quantidade de pontos na carteira e quanto tempo falta para o seu vencimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s