Toyota Motor estuda pneu sem ar para deixar carro mais leve

Objetivo é ter o produto de forma comercial até o ano de 2020

A Toyota Motor, no intuito de reduzir o peso e melhorar o desempenho dos veículos movidos a baterias elétricas e a células de combustível, estuda o uso de pneus sem ar – com motores individuais em cada roda.
Embora esteja longe de ser utilizada comercialmente, a fabricante já aplicou a ideia em seu veículo movido a hidrogênio ‘Fine-Comfort Ride’, apresentando no Salão do Automóvel de Tóquio. No momento, o objetivo ainda não foi alcançado, já que os pneus com motor possuem o mesmo peso que seus primos com ar, mas para o engenheiro-chefe Takao Sato os avanços da tecnologia “são capazes de ajudar a eliminar 5 quilos — ou cerca de 30 por cento — do peso de cada pneu para breve, até 2025”.
Fornecedora da Toyota e responsável pelos testes, a Sunitomo Rubber Industries acredita que outras fabricantes de veículos japonesas também estão interessadas, particularmente para veículos elétricos de menor porte. “Para as fabricantes de automóveis, os pneus sem ar são atraentes para os veículos elétricos”, disse Sato.
Wako Iwamura, chefe do projeto de pneus sem ar da Sumitomo Rubber, com cinco anos de duração, disse que seu objetivo pessoal é ter um produto comercial pronto até 2020, que também envolve superar a resistência ao rolamento, ou o atrito ao qual o pneu é submetido em movimento. Para ele, o custo também não será um obstáculo. Resta aguardar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s