Conheça os projetos de dois grandes vencedores do 13º Prêmio Empreendedor Social

Valdeci Ferreira e Ralf Toenjes se destacaram com iniciativas inovadoras

Há 13 anos, o Prêmio Empreendedor Social coloca em foco projetos sociais incríveis e que merecem cada vez mais visibilidade. O evento é realizado pela Fundação Schwab em parceria com a Folha de S. Paulo. Neste ano, a cerimônia aconteceu no dia 6 de novembro no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, e trouxe momentos emocionantes como a apresentação de um coral de crianças refugiadas.
Um dos premiados foi entregue a Ralf Toenjes, que, com apenas 26 anos, já conseguiu fazer a diferença em diversas comunidades. Sua iniciativa, Renovatio, oferece óculos a baixo ou nenhum custo, além de atendimento oftalmológico, a regiões de difícil acesso no Brasil. O programa ganha ainda mais relevância ao apurar que cerca de 42 milhões de brasileiros precisam de óculos e não sabem ou não têm condições financeiras para comprar. Desde 2014, quando deu início ao empreendimento, contrariando as expectativas de sua família, após finalizar três graduações, Ralf distribuiu mais de 15 mil pares de óculos em 17 diferentes estados.
Já a principal categoria da premiação, foi para Valdeci Ferreira, que criou a Fbac, uma franquia de prisão humanizada. Seu objetivo era instalar uma metodologia diferenciada em cárcere, focada em promover a justiça restaurativa e a ressocialização de prisioneiros. Sem armas ou guardas armados, o sistema alternativo abriga hoje 3500 pessoas espalhadas em 48 pontos do país. A porcentagem de reincidência na Fbac é de apenas 20% a 28%, enquanto nas cadeias tradicionais, esse número sobe para 85%.
Como parte do prêmio, as empresas destacadas passaram a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, que reúne líderes altamente inovadores com o objetivo de disseminar ideias e soluções do terceiro setor em prol de um país melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s