Saiba como detectar fraudes na Black Friday

Aplicativos e extensões ajudam o consumidor a se prevenir para não cair em falsas promoções durante a campanha

A tão esperada Black Friday, marcada para a próxima sexta-feira, 24, traz a oportunidade de conseguir adquirir aquele item caro, que sempre almejamos, por um preço mais em conta. Apesar de ser um evento cheio de promoções reais, ainda existem lojas que aproveitam o momento para lesar seus consumidores.
As fraudes ocorrem principalmente nas compras online. Algumas lojas virtuais aumentam significativamente os preços de seus produtos semanas antes da Black Friday. Depois, dão um falso desconto. Há casos em que se dobra o preço para depois oferecer abatimento fictício de 50%.
Detectar e escapar dessas arapucas é um desafio que leva o consumidor a fazer pesquisas frequentes para monitorar a evolução dos preços. No entanto, já existem plug-ins e aplicativos online que podem auxiliar nessa tarefa.
O Pelando Descontos, por exemplo, está disponível no site de mesmo nome, como aplicativo e extensão para Chrome. Ele oferece ao usuário um gráfico com o histórico de preços de determinado produto. Já o Baixe Agora, outra extensão do Chrome, mostra um ranking de preços. Acessando a loja online, basta escolher determinado produto e o plugin oferecerá uma lista de lojas com o preço mais em conta. Além disso, o usuário pode optar por receber notificações quando o custo de algum produto for reduzido.
Outra forma de se prevenir é checando a lista de sites divulgada pelo Procon-SP, que revela as páginas que devem ser evitadas. Há 518 lojas virtuais que estão atualmente nessa lista, todas citadas previamente em reclamações de consumidores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s