Sapatos com laser ajudam pessoas com mal de Parkinson a caminhar

O congelamento de marcha, um dos sintomas da doença, pode ser atenuado com o uso do calçado

sapato laser

O mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores. Um dos sintomas da doença é conhecido como congelamento de marcha, quando acontece, a pessoa fica paralisada por alguns segundos ou minutos, não conseguindo dar um passo adiante, mesmo quando quer avançar. Essa condição provoca a perda do equilíbrio e até quedas.

Um dos truques utilizado por quem tem esse tipo de sintoma é se concentrar em algum objeto ou figura que esteja perto dos pés para conseguir continuar caminhando. A partir disso, cientistas da Universidade de Twente, na Holanda, desenvolveram um sapato com um laser que projeta um traçado no chão, cerca de 46 centímetros na frente do pé do usuário. O laser se apaga quando o pé não está em movimento.

O estudo já foi testado em 21 pacientes e o resultado foi bem sucedido. Diminuiu pela metade a ocorrência do congelamento e, mesmo quando o sintoma aparecia, o tempo que a pessoa ficava travada era menor com o uso do calçado. O grupo de pesquisadores pretende realizar mais testes para aplicar melhorias à novidade, uma das metas é que o laser acenda apenas quando o congelamento da marcha for detectado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s