Série de livros inspira mulheres no mundo dos negócios

Com o título: “Empreendedoras por Natureza”, a iniciativa apresenta obras que mostram como toda mulher pode ser uma empresária de sucesso


O mito de que empreendedorismo é coisa de homem tem sido derrubado a cada dia pela presença de mulheres fortes e obstinadas, em variados ramos. Elas estão hoje à frente de empresas e abrem caminho próprio em múltiplos ambientes profissionais. É disso que trata a série “Empreendedoras por Natureza”, que em seu primeiro livro traz a história das empresárias Ana Fontes e Rosely Cruz. Sua proposta consiste em inspirar mulheres de todas as idades que tenham interesse em iniciar um empreendimento.
O prefácio, de autoria da jornalista Ana Paula Padrão, já nos entrega que o livro apresenta boas dicas para quem pretende deixar a “ilusória segurança da carteira assinada”. Curiosamente, a história das autoras não é nada parecida. Enquanto Ana vem de uma família bastante simples do sertão de Alagoas, Rosely nunca enfrentou problemas financeiros durante a sua infância. Ainda que tenham vivido situações distintas, ambas enfrentaram obstáculos pessoais e profissionais até conquistarem o espaço que atualmente ocupam.
Ana Fontes alcançou o sucesso como cofundadora de uma rede que busca, justamente, garantir independência financeira e de decisão sobre os negócios de empreendedoras por todo o Brasil. Chamada de Rede Mulher Empreendedora, a iniciativa foi idealizada em 2010, durante o “Programa 10 mil Mulheres da FGV”. Hoje, a RME conta com 300 mil mulheres cadastradas, que têm acesso a canais de informação, dicas e conteúdos que tratam especialmente de empreendedorismo.
Rosely atingiu seu objetivo profissional na área de Direito. Teve tanto êxito que, inclusive, já enfrentou processos contra o gigante Google. Também fundado em 2010, seu escritório, chamado Rosely Cruz Sociedade de Advogados by “neolaw”, promete oferecer uma nova maneira de advogar.
“Empreendedoras por Natureza” aponta o talento nato da dupla para empreender e comprova que cada uma representa, a seu modo, o empoderamento feminino no Brasil. O livro tem ainda o mérito de indicar que sempre há mais de um caminho possível para o sucesso.
Como sintetiza Ana Paula Padrão, empreender é sinônimo de coragem, audácia, loucura, obstinação, paciência e prazer. Em um de seus trechos mais interessantes, Rosely enumera 16 pontos que ela considera imprescindíveis para alcançar êxito no negócio próprio.

Confira as dicas abaixo:

1. Resolva escrever o seu livro. Escreva com amor.
2. Seja obcecado pelo resultado de seus clientes. Com isso, você terá o seu.
3. Vibre sempre. Também vibre após as quedas. Busque o aprendizado.
4. Acredite realmente em sua criação.
5. Mapeie os seus aliados, concorrentes, parceiros.
6. Mapeie os seus obstáculos – aqueles que serão superados. Se possível, coloque no timeline.
7. Conquiste uma grande marca como cliente. Ela será a sua vitrine e poderá sempre ajudar nos discursos de venda.
8. Estabeleça metas para curto, médio e longo prazos. Olhe sempre para elas. Nem que seja apenas para uma: uma coisa chama a outra.
9. Apure o seu grau de alcance e liste o que poderia ter feito melhor (mesmo que tenha atingido).
10. Reveja as metas de tempos em tempos.
11. Quando cair, levante. O segredo é fazer isso dançando.
12. A cada resultado comemore, dance, contagie.
13. Acabe com a frustração: basta olhar para as suas expectativas. Frustação é expectativa não bem dimensionada. E adivinhe quem cria a expectativa? Cada um de nós.
14. Esteja sempre olhando para o caixa da sua empresa. Fluxo de caixa é algo essencial desde o começo.
15. Una-se a pessoas melhores que você.
16. Na meritocracia de seus colaboradores na empresa, veja sempre o how, pois o what somente não adianta. É imprescindível o alinhamento da filosofia.
A série “Empreendedoras por Natureza” terá cinco livros no total, lançados anualmente. Cada edição trará a trajetória de duas empreendedoras, assim como ocorre com esse primeiro volume. A partir das histórias de Ana e Rosely, podemos prever uma coleção recheada de dicas e novas perspectivas para mulheres que pretendem criar o seu próprio modelo de negócio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s