environmentalist-start-up-wants-to-plant-1-billion-trees-per-year-with-drones-video-94159_1-750x400O desmatamento é um dos grandes aceleradores do aquecimento global. Segundo dados da Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU, a indústria florestal é avaliada em US$ 606 bilhões no mundo. As florestas vão sendo derrubadas e grande parte do desmatamento é causado também naturalmente, pelos incêndios devido às condições secas e altas temperaturas.

O desmatamento tropical é responsável por cerca de 10 por cento dos gases de efeito estufa do mundo, emitindo cerca de três bilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalentes a 600 milhões de carros em poluição por ano, de acordo com dados da Union of Concerned Scientists, dos Estados Unidos, UCSUSA. Só a Indonésia tem a maior taxa de desmatamento e perde 1,1 milhão de hectares de florestas por ano, o que representa um terço do tamanho da Bélgica.

Lauren Fletcher foi engenheiro ambiental da NASA por 20 anos e resolveu dar uma força para este problema global. O profissional criou a empresa BioCarbon Engineering, com sede em Oxford, destinada a produzir reflorestamento em escala industrial. O engenheiro desenvolveu uma forma de reflorestar a terra onde ele sequer coloca o pé no chão. Sua solução: usa veículos aéreos não tripulados, os drones.

Embora a ética e a legalidade sobre o uso de drones ainda esteja sob questão, usar os aparelhos para plantar árvores parece ser, sem dúvidas, uma boa causa. O processo é assim. Vários drones mapeiam em 3D um local onde as árvores podem ser plantadas. Em seguida, Fletcher e sua equipe guiam drones para implantar sementes enquanto pairam dois metros acima do solo. Com apenas duas pessoas operando drones remotamente, cerca de 36 mil sementes podem ser plantadas por dia. De acordo com WorkSafeBC, um plantador médio de árvores planta 1.600 árvores por dia, viajando mais de 16 quilômetros a pé, enquanto o transporte de cargas pesadas carrega as mudas.

Fletcher planeja plantar um bilhão de árvores por ano, com o custo 15 por cento menor do que o plantio de sementes com a mão. Com as sementes envoltas em um hidrogel rico em nutrientes, eles também têm uma maior taxa de sucesso.

[vimeo 118457337 w=500 h=281]

UAE Drones for Good England from zee on Vimeo.

Fonte: The Plaid Zebra