Novas redes sociais conquistam empresas
Clubhouse e TikTok oferecem possibilidade de agregar público por meio de conversas por áudio e compartilhamento de vídeos curtos
Criado há menos de um ano, o TikTok já é avaliado em US$ 1 bilhão e tem 6 milhões de usuários. Ao lado dele, o Clubhouse, aplicativo lançado recentemente com a proposta de promover bate-papo por áudio. As redes sociais conquistam empresas antenadas, que procuram estratégias para utilizá-la, interagir e ganhar público.
Sem feed, posts ou anúncios, o Clubhouse foge do formato convencional de redes sociais. Essas novas redes sociais conquistam empresas porque criam criam um espaço para socialização e debate, principalmente para profissionais autônomos e empreendedores.
“Nela, é possível criar salas próprias com conteúdo e temas que sejam relacionados ao seu setor e que você tenha profundo conhecimento. Assim, é possível se posicionar como especialista no seu mercado e ganhar relevância em sua área de atuação, se destacando como profissional”, explicou Carlos Costa, diretor executivo da Agência Ecco, em entrevista ao site ABC da Comunicação.
O Clubhouse estimula seu público a se destacar para não perder espaço para assuntos e oratórias mais interessantes.
“As marcas que acharem que o Clubhouse é um lugar de autopromoção, não vão se dar bem. Nele, tudo gira em torno da experiência que você pode proporcionar ao usuário dentro do universo de interesses dele, onde a sua marca é um dos coadjuvantes, não o protagonista”, afirmou o executivo ao site.
“Quem tem capacidade para influenciar sobre o que fala, mostra isso ao vivo. No Clubhouse não têm like, não tem comentários, não tem seguidores falsos e as possibilidades de edições são mínimas. Ou seu conteúdo brilha ou não brilha”, finalizou o diretor da Agência Ecco.
Clubhouse: em um nicho restrito da comunicação
O Clubhouse transita em um nicho restrito. A única forma de participar é por meio de convites. Além disso, só está disponível para usuários de iPhone.
Em termos de alcance de público, o TikTok se mantém na dianteira em relação a outros apps. Em comparação ao Facebook, por exemplo, ele permite que os usuários alcancem mais públicos mesmo sem investimento financeiro. Seus algoritmos também funcionam muito bem. Enquanto o Facebook restringe o alcance dos seus posts, o TikTok fomenta o impacto conforme ele percebe o interesse dos seguidores.
Ousar nas temáticas e ser criativo são atitudes fundamentais e trazem bons resultados, além de ser considerado o ponto de partida para que os conteúdos sejam um sucesso no Clubhouse e no Tik Tok.
Pingback: Startup oferece curso online e gratuito sobre gestão de tempo e produtividade - Inteligência e Inovação