Evento Demo Day integra startups de biotecnologia a investidores em MG
Demo Day, realizado pelo BiotechTown, tem o objetivo de aproximar startups e investidores após 12 meses de trabalhos de aceleração.
12 startups brasileiras participam, no dia 11 de novembro, do Demo Day 2021, evento gratuito e online, que celebra a conclusão dos 2º e 3º ciclos de aceleração do Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown. O PDN já viabilizou aceleração e investimento em 23 startups, totalizando R$6,9 milhões, além de dezenas de eventos de conexão e milhares de horas de mentorias.
As startups vão apresentar ao mercado o road map de desenvolvimento de suas empresas, além das conquistas e evolução proporcionadas pelo PDN, após 12 meses de trabalho. “Investidores-anjo, fundos de investimento e demais players do mercado vão ter a oportunidade de aprender sobre os negócios que estão impactando os segmentos de biotecnologia e ciências da vida, além de conhecer os planos para captação de novas rodadas de investimento e expansão dessas startups”, destaca Bruno Andrade, CEO do BiotechTown.
“Ofereceremos a investidores qualificados a oportunidade de avaliarem excelentes e promissoras startups. A seleção do BiotechTown é rígida e escolhemos somente as melhores startups. Após um ano de intensa aceleração, o resultado não poderia ser outro a não ser negócios incríveis”, afirma Andrade.
Ana Marcatto, Head de Aceleração do BiotechTown, reforça que o Demo Day é um evento para todo o ecossistema. “Com apresentações curtas, fluidas e agradáveis, esperamos que essa transformação de trabalho em sonhos possa inspirar outros empreendedores que estão começando sua jornada ou que têm medo de participar de processos de aceleração”, comenta.
Empresas participantes
BirthTech – oferece soluções que ajudam os recém-nascidos a sobreviverem aos seus primeiros dias de vida. Por meio de tecnologias não-invasivas, precisas e de baixo custo, ajuda o profissional de saúde a tomar decisões críticas para prover cuidado neonatal adequado, diminuindo o risco de complicações graves e morte.
Celluris – primeira empresa da América Latina a desenvolver tratamento personalizado para pacientes oncológicos através de imunoterapia baseada na modificação das células do próprio paciente, que passam a reconhecer o tumor como um alvo, combatendo-o de forma precisa.
Cepha Biotech – desenvolveu um dispositivo portátil que tem sido utilizado no diagnóstico molecular da Covid-19 e ainda um outro teste rápido para o novo coronavírus, entre outras soluções para detecção de DNA em áreas da saúde humana e animal, agropecuária e meio ambiente.
Eye Connect – desenvolve uma solução para acompanhamento da saúde global por meio do uso da retinografia – exame nos olhos – como parte da rotina clínica. De custo acessível, o exame pode ser incluído em serviços públicos e privados de saúde.
ImunoTera – desenvolve uma plataforma de ativação do sistema imunológico humano pela geração de células T. Pode ser aplicada contra doenças crônico-infecciosas, como HIV, HPV e a Covid-19. Uma das técnicas “treina” as células imunológicas a eliminarem células doentes, como as dos cânceres de colo de útero e de cabeça e pescoço, ambos causados pelo HPV.
Kimera – produz o hormônio eCG, usado para estimular o cio e a ovulação de vacas e marrã – porcas jovens – para a inseminação artificial. A técnica é feita por proteínas recombinantes. O hormônio é de baixo custo, menor do que os existentes no mercado, e não inflige sofrimento ao animal.
Microbiotec – desenvolve produtos com base em bacteriófagos para controle biológico de bactérias e biofilmes com uso médico, veterinário e na indústria de petróleo. Além disso, trabalham na produção de antígenos recombinantes que podem ser usados em kits de diagnósticos de arboviroses, como dengue e zika.
Phast – criou um algoritmo capaz de prever lesões em atletas. Uma plataforma tecnológica faz um acompanhamento e relatórios automatizados de perfil de risco, orientando o trabalho de fisioterapeutas. Com isso, é possível fazer um trabalho preventivo na preparação de atletas de alto rendimento, como jogadores de futebol.
Pineal Tecnologias 3D – criam órteses, próteses e cadeiras de rodas para animais deficientes através de impressão 3D. A tecnologia permite equipamentos personalizados, com as medidas de cada animal.
Quantis – startup de biofabricação de insumos por bioimpressão e engenharia genética. O primeiro desses insumos é o colágeno tipo 1 ultrapuro e bioidêntico ao colágeno humano. Pode ser usado pela indústria de preenchedores de pele e cosméticos.
Recombine Biotech – empresa de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia, trabalha com tecnologia recombinante direcionada tanto para a saúde humana quanto à animal, como, por exemplo, a produção de kits de diagnósticos e vacinas veterinárias.
Ziel – desenvolveu dois produtos voltados para a área oncológica e para a saúde da mulher. O primeiro é um teste de avaliação de quimiorresistência de tumores hematológicos, de mama e de ovário. O segundo é um autocoletor associado a um teste para rastreamento de câncer de colo de útero. Já possui 19 pedidos de patentes no total.
Com o apoio de BR Angels, Datamed e Thermo Fisher Scientific para sua realização, o evento terá transmissão online.
Para se inscrever no Demo Day, acesse bit.ly/demoday_2021.