Via Varejo compra 80% do banco digital BanQi
A Via Varejo (VVAR3) comprou 80% do BanQi, banco digital criado pela empresa em junho do ano passado, em parceria com a startup americana Airfox. A transação, cujo valor não foi divulgado, deve ser concluída em até 60 dias.
No comunicado divulgado no início de fevereiro, a Via Varejo justifica o negócio, argumentando que “a operação do banQi conta com um diferencial único, que é a união de uma fintech pioneira no desenvolvimento de uma plataforma de soluções de inovação digital em crédito, meios de pagamento e serviços digitais, ao maior varejista de eletromóveis do Brasil, com seus 84 milhões de clientes, mais de 1000 lojas e o mais famoso crediário do Brasil (‘Crediário Casas Bahia’).”
Desenvolvimento tecnológico
A Via Varejo acrescenta que “a Airfox servirá também como um centro de desenvolvimento tecnológico e de inovação em serviços digitais, com potencial para aplicação em diferentes áreas de negócio, além de varejo e serviços financeiros.”
A relação entre a Via Varejo e a Airfox data de 2018. Em setembro daquele ano, as empresas anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma “solução tecnológica mPS (Mobile Point of Sale)”.
O objetivo era criar um aplicativo que permitisse, aos clientes da varejista, digitalizar e pagar seus boletos pelo celular.
Agência na palma da mão
A ferramenta também prestaria outros serviços, como o pagamento de contas de água, luz, gás e internet, recargas de cartões pré-pagos de celular e transporte público, e transferência de crédito para outros usuários.
A parceria evoluiu, em junho do ano passado, para a criação do BanQi, definido pela Via Varejo, na ocasião, como um “banco digital inovador, que chega ao mercado com a missão de oferecer à população serviços de pagamento e produtos acessíveis, eficientes e sem custos, que serão disponibilizados de forma inovadora e inclusiva.”
A Via Varejo pretendia utilizar sua estrutura física, composta por cerca de 1 mil lojas, para captar clientes para o BanQi. A fintech passou a oferecer saques e depósitos nos caixas das lojas, cartão de crédito com marca própria e empréstimos pessoais.
Dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, a empresa estima ter 84 milhões de clientes pelo país.
Fonte: Money Times
Pingback: Seal Sistemas contrata Emerson Felipe como Diretor Comercial para nova vertical de educação - Inteligência e Inovação