Sebrae Acelera Digital rende aumento nas vendas para pequenos negócios em meio à crise
Com apenas seis meses de abertura do negócio de pães artesanais na zona oeste de São Paulo, a empreendedora Patcha Pietrobelli não sabia mais o que fazer quando perdeu todos os clientes, após o anúncio do avanço da pandemia do coronavírus no país. Foi então que recebeu o convite para participar do projeto piloto do Sebrae Acelera Digital, que aconteceu um pouco antes da Páscoa. “Foi minha tábua de salvação. Eu nem sabia por onde começar a divulgar os meus produtos. Não sou uma pessoa que uso redes sociais. Até tenho uma conta no Instagram, mas com pouquíssimas postagens”, contou.
Durante 10 dias, a empreendedora mergulhou no universo digital focado nas vendas online junto com um grupo de empresários do ramo. De acordo com ela, depois de participar do Sebrae Acelera Digital, o faturamento dela cresceu 50% em relação ao período anterior à pandemia. Trabalhando sozinha em casa, ela concentra a produção em três dias da semana, principalmente na zona oeste, mas também faz entregas para toda a região de São Paulo. “Além de aprender a usar várias ferramentas, os consultores deram ideias de onde buscar inspiração para criar conteúdos e atrair os clientes”, disse.
Resultado positivo
Outra empresária do ramo de panificação que colocou em prática o que aprendeu no Sebrae Acelera Digital e está percebendo resultados no negócio foi Ilnara Gomes de Lima, de Mossoró (RN). Quando entrou no grupo para participar dos encontros virtuais, ela estava começando a implementar o delivery na panificadora São Miguel. “Aprendi como divulgar o meu negócio na internet e melhorar meu atendimento com técnicas para dar mais agilidade”, destacou. Para ela, a troca de experiências com outros donos de pequenos negócios do segmento foi a parte mais relevante. “A ideia de criar um espaço específico para o drive thru surgiu durante esse compartilhamento dentro do grupo. Tinha pessoas de vários lugares do país. Apesar de cada um viver uma realidade, estávamos dividindo o mesmo problema que é melhorar as vendas com auxílio da internet e das redes sociais”, destacou.
Lançado oficialmente no dia 27 de abril, o Sebrae Acelera Digital está com as pré-inscrições abertas. Ao longo da Jornada de Aceleração Ágil de 10 dias, os participantes recebem mentorias gratuitas sobre tecnologia e marketing digitais direcionadas para o negócio. São três encontros virtuais em pequenos grupos fechados no Whatsapp, divididos por segmento e maturidade digital, ou seja, de acordo com o nível de aplicação das tecnologias digitais no dia a dia da empresa para promoção e vendas.
Antenada com o digital
A confeiteira Isabella Fraga, de Governador Valadares (MG), também foi uma das participantes do projeto piloto do Sebrae Acelera Digital. Atuando no ramo desde 2014, ela sempre buscou inovar no negócio e esteve antenada às tendências para atender seus clientes. Mesmo já atuando no ambiente digital, ela acredita que o que aprendeu pode ser aplicado de forma bem mais ampla. “Eu já tinha decidido que não iria investir para a Páscoa porque, na realidade, não é o foco do meu negócio vender ovos de chocolate. Eu sabia que não teria o retorno para um investimento neste momento delicado, mas durante os encontros do Acelera percebi que eu poderia apresentar algo novo e deu muito certo. Seu eu pudesse participar novamente, seria muito bom”, contou. A empresária criou uma tábua de mini doces que atendesse pequenas famílias que iriam comemorar a Páscoa em casa.
Durante as mentorias, Isabella também descobriu como utilizar, de forma mais efetiva, o Whatsapp Business, que é a versão do aplicativo para negócios. “Fiquei muito empolgada com essa nova mídia e estou focada nela para o Dia das Mães. Estou produzindo catálogos para divulgar os produtos pelo aplicativo e a produção de conteúdo está a todo vapor”, relatou.
Como participar
Os donos de pequenos negócios interessados em participar do Sebrae Acelera Digital podem realizar a pré-inscrição, clicando no link disponível em www.sebrae.com.br/aceleradigital. As vagas também estão disponíveis para os microempreendedores individuais (MEI) e não há nenhum pré-requisito. Após a pré-inscrição, uma equipe do Sebrae fará contato com o empresário para incluí-lo em um dos grupos formados para iniciar a jornada.
Fonte: Agência Sebrae
Pingback: Digitalização dos pequenos negócios deve avançar ainda mais até 2022 - Inteligência e Inovação
Pingback: Buscar ID se torna a primeira startup de marketing por dados do Brasil - Inteligência e Inovação