Tecnologia

60% dos bares a restaurantes que usam tecnologia criada por foodtech estão em regiões mais distantes do centro e da capital

Com tecnologia, Menu democratiza serviço de abastecimento de pequenos comércios na Grande São Paulo, como restaurantes

Quem tem um pequeno negócio no setor de Alimentação Fora do Lar (AFL) sabe que não é fácil manter a rotina de abastecimento de insumos. De acordo com a última pesquisa do Panorama das Micro e Pequenas Empresas no Brasil, realizada em 2018, o mercado de restaurantes movimenta mais de 30% do perfil dos comércios no Brasil. Ainda segundo o levantamento, estima-se que existam em torno de 1 milhão de negócios, considerando bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes.  Desses, aproximadamente 650 mil ainda são informais e cerca de 93,4% são micro e pequenos negócios.

A maioria desses negócios possui o quadro de funcionários pequeno ou até mesmo com membros da própria família. Com objetivo de agilizar o tempo desses comerciantes, a Menu – (https://menu.com.br/) – foodtech que conecta pequenos comerciantes a grandes distribuidores -, tem ajudado donos de bares, pizzarias e restaurantes em regiões mais distantes do centro e da capital a abastecerem seus estabelecimentos por meio de uma plataforma online. 

Segundo Leonardo Almeida, CEO da Menu, os comerciantes e varejistas ganham tempo com a comodidade nas entregas. “Num período de pandemia, a compra por alimentos pela internet aumentou. Para quem mora mais distante do centro, na Grande São Paulo ou na periferia, a compra de insumos a qualquer hora do dia com entrega em até 24 horas facilita o funcionamento desse negócio. O empreendedor não precisa mais sair do seu estabelecimento para reabastecer os estoques”, comenta. 

Venda de alimentos pela internet

Segundo um estudo divulgado pela empresa de tecnologia Criteo, houve um o crescimento de 233% na compra de alimentos pela internet em todo o país, comparando as vendas na segunda semana de abril e na primeira. “A falta de logística e ausência do mundo digital está deixando de ser realidade nas regiões mais distantes. É possível oferecer uma solução completa de tecnologia aliada à experiência para os pequenos sem obstáculos. Cerca de 60% dos nossos clientes estão localizados na periferia, a plataforma surgiu para agilizar a vida desses comerciantes e de seu negócio”, conclui. 

Sobre a Menu – Desde 2016 no mercado, a Menu (https://menu.com.br)  aplicativo que abastece os restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado foodservice com estabelecimentos comerciais, vem crescendo 50% ao mês. Por meio de aplicativo, oferece mais de 45 mil produtos com entregas em SP, RJ e MG – os comerciantes têm acesso aos melhores fornecedores do país, preços mais baratos e entrega garantida em até 48 horas. A Menu já possui mais 16 mil usuários. Outros serviços que a startup oferece para os anunciantes são: agência digital, soluções de pagamento e frete. Em junho de 2019, a startup recebeu um investimento da Z-Tech – hub de inovação e tecnologia da AB – Inbev, que no Brasil atua em colaboração com a Ambev.

FONTE: Kênia Brandão | Agência NoAr | 11 99963.3560

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *