O digital no âmbito da contabilidade: a gestão do patrimônio diante do futuro
O fenômeno das demissões em massa ocorrido em um volume considerável de Startups no cenário nacional nos últimos meses do ano de 2022 influenciou consideravelmente a percepção do grande público a respeito dos empreendimentos deste segmento.
O forte contraste vivido no contexto das startups entre os anos de 2021 e 2022, sendo que o primeiro foi caracterizado pelo recorde de investimentos em startups e o segundo pelo notório índice de demissões em empresas deste segmento, acrescidos à atual elevação global dos juros, pode indicar diminuição da propensão ao risco por parte dos investidores, que eventualmente poderiam conceder aporte à expansão destas empresas de base tecnológica.
O mercado de contabilidade, em que a qualidade dos dados, das informações e dos sistemas de gestão são fatores determinantes para o êxito dos objetivos empresariais, transformou-se de forma considerável com a recorrente inserção de recursos tecnológicos nos procedimentos contábeis brasileiros.
Com a possibilidade da criação de modelos de negócios de contabilidade, capazes de expandir a própria atuação com a inserção de ainda mais tecnologia na configuração das operações e das propostas de valor, empresas contabilistas têm conseguido agregar valor aos seus serviços e beneficiar também o mercado com soluções mais flexíveis e econômicas. Apesar de ser uma forma organizacional ainda em desenvolvimento, a aplicação do modelo de empresas de base tecnológica a escritórios de contabilidade tem trazido players já capazes de evidenciar as tendências neste mercado.
Contabilidades digitais que conseguem criar tecnologia para organizar os serviços contábeis, ganhar escala e ainda assim manter a organização, a tempestividade e confiança das informações, obrigações e demonstrativos que entregam, conseguem entregar serviços com menor custo e consequentemente mais baratos para o empresariado brasileiro e proporcionam possibilidades como, por exemplo, a digitalização e não precisar mais ir ao escritório para resolver as rotinas contábeis do empreendimento.
Assim, mesmo com todos os desafios contextuais, acompanhando o fluxo da sociedade, a contabilidade digital já apresenta sinais de que será o futuro da gestão do patrimônio.