Turistas estrangeiros devem injetar US$ 1,4 bi no Brasil
Com dados obtidos pela CNN Brasil via Lei de Acesso à Informação, a Embratur, entidade fundada em 1966 e integrada ao Ministério do Turismo, projeta que o Brasil deverá receber 4,2 milhões de turistas estrangeiros ainda em 2022.
A pedido da emissora, as informações obtidas fazem parte de um levantamento desenvolvido pela própria Embratur, que busca analisar as projeções do turismo no país durante todo o ano através da sua área de Inteligência Competitiva e Mercadológica. Com a retomada das viagens no Brasil e ao redor do mundo, o volume de visitantes estrangeiros desembarcando no país já é o maior desde o início da pandemia e poderá representar o dobro da marca registrada em 2020, segundo a pesquisa.
O aumento no número de viajantes estrangeiros chegando ao Brasil também traz impactos positivos na economia. O estudo da Embratur estima que este fluxo de turistas poderá injetar cerca de 1,4 bilhão de dólares ainda em 2022, o equivalente a 7,2 bilhões de reais. Os números apresentados foram também estimam que, por dia, cada visitante internacional gaste uma média de US$ 47,65 em território nacional.
Ao todo, o estudo da Embratur projetou que, apesar do aumento registrado, o número ainda é inferior quando comparado aos períodos anteriores à pandemia, com uma quantidade de turistas que ultrapassaram os 6 milhões de turistas estrangeiros por ano.
Ainda sobre os dados da Embratur, dentre os turistas estrangeiros que chegam ao Brasil, os principais países emissores estão na América Latina, Europa e América do Norte. Dentre os destinos brasileiros que se tornaram preferências na escolha desses turistas, estão as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Florianópolis.
“A expectativa atual da Embratur é de que cerca de 4,2 milhões de turistas internacionais visitem o Brasil ainda no ano de 2022. Ainda assim, é importante pautar que as estimativas atuais projetadas pela nossa área de Inteligência Competitiva e Mercadológica, preveem que a retomada dos números de turistas pré-pandêmicos só será alcançada em 2024”, conforme comunicado da Embratur via LAI e publicado na CNN Brasil.
Turismo nota sinais de recuperação em 2022
Em uma outra análise feita pela MediaTouris, travel tech proprietária do Guia Viajar Melhor e do Guia dos Hotéis, o volume de pesquisas de 2022 para os termos “voos para o Brasil” já é maior do que os registrados no fim do ano passado, representando uma mudança no comportamento desses turistas que buscam passagens aéreas na internet.
Esta análise estuda os números divulgados por ferramentas de tendências como o Google Trends e busca entender o comportamento do turista estrangeiro no momento em que planejam viajar ao Brasil, auxiliando na tomada de decisão de empresas e destinos turísticos.
A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), também se manifestou sobre os números positivos indicados recentemente e entende a demanda reprimida gerada pela pandemia como um dos fatores nessa melhora. “Este cenário mostra que a demanda reprimida por viagens segue se concretizando, com embarques mais próximos entre as pessoas de maior poder aquisitivo – vide o destaque para as viagens de luxo”, afirma Roberto Haro Nedelciu, atual presidente da Braztoa.