Uma plataforma com produtos e serviços para pessoas com mais de 50 anos já está em funcionamento. Trata-se da Inonni, um marketplace  que reúne uma infinidade de itens e marcas: são produtos de higiene, segurança, mobilidade, alimentação, até serviços como médicos home care, cuidadores, ‘netos emprestados’, aulas de tablet e smartphone, companhia para lazer, aulas de música, viagens, intercâmbios a empregos, entre outros.

A criação da Inonni vem preencher uma lacuna num mercado que possui atualmente 30 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais, população que no País tem crescido em velocidade superior à média mundial. Embora seja um enorme público consumidor – estima-se que em 2030 esse público ultrapasse os 41,5 milhões de brasileiros –, essas pessoas declaram, em diversas pesquisas, que não se sentem representadas no mercado de consumo.

“Somos um facilitador, atuando em todas as fases da maturidade, do sênior ativo, que busca atividades esportivas e de lazer, até o idoso que necessita de cuidados especiais”, explica Vanessa Zambetti, sócia-fundadora da Inonni, que comanda a empresa ao lado de seu irmão, Bruno Zambetti. De acordo com Vanessa, a ideia de estender um pouco mais o público-alvo, adotando a faixa a partir dos 50 anos de idade, é uma forma de incentivar as pessoas a se prepararem para que cheguem à maturidade da forma mais ativa e saudável possível.

Os avós

O nome vem do termo “I nonni”, que na tradução do italiano significa ‘os avôs’, e é uma homenagem aos avós dos fundadores. “Eles foram muito importantes na nossa vida, na nossa ética. O nome serviu como uma inspiração, uma forma de referenciar todas as pessoas que, carinhosamente, chamamos de vovô e de vovó, figuras de respeito e de carinho”, diz Vanessa.

Com atuação inicialmente na Grande São Paulo e em breve expandindo-se para as demais regiões do Brasil, a empresa reúne diversos produtos e serviços especializados em um único lugar, oferecendo praticidade e comodidade aos clientes. “Somos a mais completa plataforma com foco exclusivo nos 50+. Queremos ser inspiração nesse mercado, oferecendo um canal totalmente adaptado às necessidades desse público, além de atendimento humanizado”, diz Bruno Zambetti, sócio-fundador.

A plataforma também tem um blog com diversos conteúdos informativos para o público 50+. “Nossa inspiração é que a Inonni seja o local onde essas pessoas encontram tudo que precisam, mas tudo mesmo: desde itens de primeira necessidade até médicos e outros profissionais que atendam em sistema de home care, passando por atividades de lazer e viagens especiais, entre outros”, explica a sócia-fundadora.

Além de contar com uma navegação intuitiva e letras grandes, que auxiliam a leitura pelo público sênior, a plataforma também foi desenvolvida de forma a facilitar o acesso e o cadastramento de novos produtos pelos sellers ou vendedores. “Eles têm recebido toda orientação necessária da nossa equipe e preparamos tutoriais para que o processo seja o mais simples possível”, explica Vanessa.

Pagamentos

Os pagamentos de produtos podem ser feitos via cartão de crédito e boleto, os prestadores de serviços só podem ser feitos em cartão de crédito, pois o agendamento é feito online, o split de pagamento é gerenciado pela WireCard, empresa que também faz a distribuição dos valores, repassando aos sellers (vendedores e prestadores de serviços). “Além disso, contamos com recursos antifraude, chargeback e um site 100% seguro, garantindo aos usuários uma compra totalmente segura”, explica Bruno. Outro importante diferencial será a forma de atuação do Serviço de Atendiment o ao Consumidor (SAC) que, diferentemente de outras plataformas, sempre assumirá o contato com o cliente, mesmo após o término do período de garantia ou prazo de arrependimento. “O contato com o cliente é humanizado e sempre ocorre pela Inonni, o que permite um acompanhamento das compras e das necessidades dos clientes, além de estreitarmos nosso relacionamento com eles”, finaliza Vanessa.

Com informações do Consumo em Pauta