Prêmio

Dia Mundial do Meio Ambiente: Dow Brasil em direção às metas globais de sustentabilidade

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento da ONU com foco em sensibilização ambiental. Em 2021, a data será ainda mais importante, pois marcará o lançamento da Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. Alinhada aos Objetivos Sustentáveis da ONU e comprometida com o alcance das próprias metas até 2050, a Dow segue com investimentos em projetos firmados em 2020 para acelerar resultados na redução das emissões de carbono e eliminar o plástico como resíduo, nas próximas décadas.

Redução das emissões de carbono com uso de energia solar

A fábrica de Aratu é a maior unidade da Dow no país e já consome cerca de 75% de energia renovável vinda, em sua maioria, de energia hídrica e de biomassa de eucalipto proveniente de um projeto de reflorestamento, iniciado em 2014. A Dow está ampliando o uso de fontes renováveis de energia em Aratu por meio do contrato de compra de energia solar (PPA) firmado com a Atlas Renewable Energy, em junho de 2020. A energia será fornecida pela Usina Jacarandá, que está sendo construída no sul da Bahia e terá capacidade instalada de 187 MWp.

O contrato tem validade de 15 anos e com ele a fábrica deixará de emitir cerca de 35 mil toneladas de CO2 por ano com base no GHG (Greenhouse Gases Protocol, metodologia desenvolvida pelo World Resources Institute) e está alinhado com o Inventário Global de Emissões da Dow. Essa quantidade de emissão de CO2 evitada pode ser comparada à retirada de 36,8 mil veículos por ano das ruas de São Paulo.

Além disso, o projeto gerará empregos para moradores da região de Juazeiro, onde o parque solar será construído. Dos 1.200 trabalhadores estimados para essa iniciativa, 70% serão locais. Por meio de um programa desenvolvido pela Atlas de capacitação feminina, a expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2021, o projeto contrate 150 mulheres para a usina, sendo 50% mulheres negras em diversos postos para o setor de eletricidade, administração e construção civil, o que significa que, em comparação com as contratações atuais, o número de mulheres contratadas em projetos na região será quatro vezes maior.

Plástico pós consumo-como matéria prima impulsiona reciclagem inclusiva

Para impulsionar a economia circular, a Dow, em parceria com a Boomera LAR, iniciou a produção industrial da resina PCR HDPE 96032, no segundo semestre de 2020, feita totalmente a partir de plástico pós-consumo. O produto já está sendo comercializado no Brasil e, em breve, novas resinas semelhantes serão lançadas na Colômbia, México e Argentina.

Em maio, a Dow anunciou sua parceria oficial com a Latitud R, principal plataforma latino-americana para a articulação de ações, investimentos e conhecimentos em Reciclagem Inclusiva. A iniciativa, organizada pela Fundaciona Avina, reúne empresas e organizações (Coca-Cola, Pepsico, Dow, Nestlé, Rede Lacre, BID Lab) em um programa que visa a aumentar o acesso dos recicladores informais aos mercados de reciclagem na América Latina e Caribe (ALC). A iniciativa tem como objetivo profissionalizar os grupos informais de catadores e recicladores para melhorar as condições socioeconômicas dos trabalhadores e suas famílias, promover mudanças políticas inclusivas e aumentar a demanda do setor privado por materiais reciclados.

Estratégia ESG

A Dow tem a ambição de se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, inclusiva, focada no cliente e sustentável do mundo. Por este motivo, os pilares ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) permeiam toda a sua estratégia de negócios.

Dentre suas Metas de Sustentabilidade, três objetivos se destacam: alcançar a neutralidade em carbono até 2050; investir no desenvolvimento de tecnologias e processos para que 1 milhão de toneladas de plástico sejam coletadas, reutilizadas ou recicladas até 2030; e oferecer 100% de produtos reutilizáveis ou recicláveis nas aplicações de embalagens até 2035.

Para isso, investe em tecnologia de baixo carbono, projetos de eficiência energética e logística verde; desenvolve produtos e soluções com foco em economia circular e gestão eficiente de resíduos por meio da reciclagem inclusiva; e busca aprimorar seu portfólio para entregar alternativas sustentáveis ao mercado. “Na América Latina, queremos prosperar por meio da colaboração com a cadeia de valor e com as principais partes interessadas na busca de soluções inovadoras para proteger o clima, impulsionar a economia circular e oferecer materiais mais seguros.”. 


Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo.  Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo para possibilitar um futuro mais sustentável ao planeta por meio de sua expertise em ciência dos materiais e da colaboração com seus parceiros. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e cuidados do consumidor. A Dow opera 106 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2020, gerou aproximadamente US$ 39 bilhões em vendas.  Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

Agência Oribá
Anna Brom – anna@agencia oriba.com.br
Bárbara Luz – barbara.luz@agenciaoriba.com.br
Sarah Lopes – sarah.lopes@agenciaoriba.com.br                           
(11) 4106-5944

2 comentários sobre “Dia Mundial do Meio Ambiente: Dow Brasil em direção às metas globais de sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *