Feira Internacional de Robótica Agrícola, uma revolução
De 8 a 10 de dezembro vai ocorrer a FIRA – International Forum of Agricultural Robotics – Feira Internacional de Robótica Agrícola. Será virtual. As máquinas agrícolas não são mais máquinas. São robots com cada vez mais inteligência artificial instalada. E provavelmente o maior de todos os desafios será tornar essa interação máquina-seres humanos algo amistoso, prazeroso, empático e muito proveitoso.
Conversava com um produtor moderno de ovos em Guatapará, no Estado de São Paulo, o Léo ovos da cooperativa agrícola, e ele me dizia: “não pense que a tecnologia vai tirar trabalho de você. Não. Aqui é tudo automatizado. Eu sei quanto as galinhas estão bebendo de água o tempo todo, por exemplo. Então o que essa inovação tecnológica faz? Coloca foco constantemente no meu trabalho. Hoje eu trabalho mais. Os sensores, esses robotzinhos, ficam o tempo todo me apontando detalhes de aperfeiçoamentos nestes galpões, onde se faltar 15 minutos de energia elétrica, a criação começa a morrer. Por isso também tenho geradores modernos como MWM que entram em operação a qualquer queda na energia”.
Essa feira da robótica agrícola reunirá fabricantes mundiais, universidades, fornecedores, investidores, mídia, corporações do agronegócio, produtores rurais e organizações públicas. Os temas envolvidos irão abordar como a agricultura robótica impacta a economia e a produção de alimentos. A integração da robótica com as cadeias produtivas do agribusiness. Como sair de uma ideia de dificuldades com robots para amá-los?
Vale a pena acompanhar esse movimento. Entre em contato com os organizadores. Tanto para ser um expositor, quanto para um participante, membro da audiência. Contate Maialen Cazenave – maialen@fira-agtech.com e Gwendoline Legrand – gwendoline@fira-agtech.com.
O site do evento é : www.fira.agtech.com
Aqui no Brasil. A Alida Bellandi, Ceo da Guarany, é entusiasta da inovação e da mesma forma iremos tratar destes temas, incluindo a mecanização global no próximo Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio e do Yami – Youth Agribusiness Movement International. Dias 26,27,28 e 29 de outubro.
Então vamos para a agropecuária de precisão, o reino digital. Sem nunca esquecer que tudo isso estará sempre a serviço de um mundo cada vez mais analógico. Pois no fim, como o Léo ovos me disse: “trabalho agora muito mais, só que com muito mais eficácia e precisão”.
Doravante não basta mais apenas falarmos de inovações, reformas, tecnologias. Precisamos alinhar tudo isso com metas. PIB de US$ 4 trilhões em 2026 do Brasil, dobrando o complexo de agribusiness nacional de tamanho para US$ 1 trilhão. Vamos crescer Brasil, com robots fica mais fácil.
FONTE: Jovem Pan | Por José Luiz Tejon