Funarte abre inscrições para Premio RespirArt
A instituição premiará 1.600 produções artísticas inéditas realizadas por pessoas físicas ou jurídicas
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança edital para prestigiar artistas durante a pandemia de COVID-19. O Prêmio Funarte RespirArte busca fomentar e auxiliar profissionais que tiveram suas atividades interrompidas devido a necessidade do distanciamento social. O edital irá premiar 1.600 produções em vídeo, que estejam voltadas para as áreas das artes visuais, dança, teatro, circo, música e artes integradas.
A Funarte destinará aos vídeos selecionados R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por projeto. Ao todo, cada área artística será contemplada com 270 prêmios – exceto artes integradas, com 250. Cada participante poderá propor 1 projeto para inscrição no certame.
Para se inscrever no edital, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos, pessoa física ou jurídica de natureza cultural, ser brasileiro, ter residência e atuação comprovada no Brasil e seguir todas as condições previstas no edital, que está disponível no site da Funarte. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet até às 17h59 do dia 3 de agosto.
Projeto Artístico
Todo projeto artístico deverá conter apresentação no formato HD -1920 X 1080, resolução mínima de 720 pixel, formato Wide, e se filmado com o celular, os inscritos devem se atentar para a imagem estar no sentido horizontal. A duração dos vídeos, incluindo os créditos obrigatórios, deverá conter, de 1 a 30 minutos para as produções de Artes Visuais, Circo, Música e Artes Integradas, e de 5 a 30 minutos para as produções de Dança e Teatro. Sendo obrigatório em todos os projetos, incluir nos créditos do vídeo a logomarca da Funarte.
Os vídeos deverão ser de classificação indicativa livre. Não serão permitidas propagandas ou merchandisings com imagens de marcas e logotipos de empresas ou produtos configurando publicidade no vídeo. Por isso, o candidato deverá ficar atento. Respeitar as diretrizes, os termos de uso e as políticas de compartilhamento da plataforma digital escolhida para veiculação do vídeo premiado. Onde o projeto terá de ficar disponível pelo período de 1 ano.
Seleção
A seleção dos vídeos se dará em três etapas: habilitação, avaliação e documentação complementar. Após a realização de cada uma, o edital destina um prazo estipulado para interposição de recursos.
Na etapa de Habilitação será avaliado o correto preenchimento do formulário, contendo todos os anexos obrigatórios. Esta etapa será realizada por uma Comissão de Habilitação nomeada pelo Presidente da Funarte. Posteriormente a Funarte divulgará em seu site a lista de habilitados e inabilitados.
A segunda fase será a etapa de avaliação, onde os vídeos serão avaliados por uma comissão de seleção composta de 12 representantes da Funarte e 12 cidadãos especialistas nas áreas artísticas definidas pelo edital. Ao todo a comissão de seleção terá 24 membros. Os critérios de avaliação será: Qualidade artística do produto, tendo pontuação de 0 a 70 pontos; Relevância do produto para a área artística de inserção; Caráter inovador e Experiência e qualificação do proponente com pontuação de 0 a 10. A relação dos selecionados será divulgada no site da Funarte.
Na etapa de documentação os selecionados, sendo pessoa física ou pessoa jurídica, deverão encaminhar para o endereço eletrônico respirarte@funarte.gov.br. No prazo de até 05 dias úteis, a contar do primeiro dia útil posterior à publicação do resultado no site da Funarte. Os documentos referentes à categoria em que se inscreveu. O não envio da documentação complementar conforme prazo e especificações descritos no edital acarretará a desclassificação do projeto.
Premiação
O pagamento para os selecionados será feito em parcela única, no prazo de até 30 dias corridos. Diretamente na conta bancária do contemplado (pessoa física ou jurídica, conforme inscrição). Ocorrendo desistência ou impossibilidade de recebimento por parte de algum selecionado, os recursos poderão ser destinados a outros proponentes conforme estipulado no certame. Observando a ordem de classificação dos suplentes estabelecida pela Comissão de Seleção. Além do valor de dois mil e quinhentos reais o contemplado também terá o seu projeto compartilhado nas páginas de redes sociais e site da Funarte com liberação total de direitos do autor.
Por Caroline Guerra.