Mentor de líderes lança manual para vencer a ansiedade
Flavio Lettieri transformou sua experiência de quase morte em uma poderosa oportunidade de superação e equilíbrio, compartilhando práticas com seus leitores.
“As demandas de trabalho, os prazos e as pressões do dia a dia podem nos tornar surdos aos sons mais profundos de nossa própria intuição, às necessidades dos outros e às oportunidades de crescimento pessoal e profissional que estão ao nosso redor.” Essas palavras marcam o início do livro Ansiedade – Aprenda a Conviver com Ela e Equilibrar Bem-Estar e Produtividade, que será lançado pela NovaSkill. Como mentor e desenvolvedor de lideranças, Lettieri utilizou sua vivência para criar um método que auxilia executivos a saírem do caos.
Após passar 5 dias na UTI em 2023, acordou sem saber como havia ido parar lá e levou algum tempo para entender que o processo de cura iria além da alta hospitalar. “Após a minha internação, percebi que estava vivendo no piloto automático, respondendo aos ruídos altos da vida e ignorando os sussurros silenciosos da minha própria saúde mental. Arrebatado pela correria do dia a dia e pela incessante busca de performance, eu me tornei incapaz de ouvir o silencioso grito das emoções dentro de mim”, explica Lettieri
Já no hospital, sua agenda de viagens pelo Brasil (ele ainda faz ao menos uma por semana) precisou ser adaptada, e isso foi apenas o começo. Era necessário mudar o padrão de vida e de trabalho. Assim, ele se fez de cobaia para criar um treinamento que fosse ao mesmo tempo prático e efetivo. “Da UTI ao Estado de Presença“ é o primeiro capítulo do seu novo livro, que, sem conseguir atender aos pedidos para novos cursos e mentorias, decidiu compartilhar um “guia de bem-estar”.
“Por mais que já tivesse alcançado status e sucesso, e recebido muito reconhecimento profissional, eu sofri uma crise de estresse correndo atrás de mais e mais conquistas. E percebo no dia a dia de líderes e CEOs a mesma busca, que entendo hoje não precisar ser desenfreada. Pode ser conquistada com mais equilíbrio e alguns ajustes na rotina”, pontua Lettieri. Mas não se engane, esse não é um discurso de autoajuda. “Nossos sentimentos não são escolhas conscientes e mudar o padrão exige escolhas conscientes que são desafiadoras. Mas você não precisa ficar doente para começar a priorizar a sua saúde mental!”
Ansiedade
A ansiedade é um mecanismo de proteção que nosso corpo utiliza para lidar com o ambiente. Não é uma vilã, mas uma condição orgânica que algumas pessoas desenvolvem em resposta às pressões da vida.
Mudanças de Hábito
Para implementar mudanças, Lettieri sugere três passos fundamentais:
- Escolher hábitos simples e executáveis;
- Praticá-los por pelo menos 21 dias, o tempo necessário para consolidar um novo hábito;
- Transformá-los em rotina diária.
Os primeiros métodos que ele testou foram: comer devagar, escovar os dentes com calma e ler de maneira natural. Ao perceber os benefícios, ele traçou outros métodos mais ambiciosos, descobrindo que investir na saúde mental melhora a performance. A partir de 26 de maio de 2025, as empresas no Brasil estarão obrigadas a se preocupar com a saúde mental de seus colaboradores, conforme a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), o que explica a crescente busca por métodos como o de Lettieri.
No livro, Lettieri apresenta relatos reais de profissionais que testaram seu método, ferramentas para autoavaliação, um passo a passo, instruções para avaliação e um caderno de exercícios que será atualizado digitalmente, com base nas experiências de seus mentorados.
Trechos do Livro (Spoiler)
Todos nós somos guiados por padrões de escuta que se acomodam ao ambiente e às circunstâncias. Frequentemente, estamos tão imersos em nossas rotinas frenéticas que nos esquecemos de ouvir os fluxos e ritmos mais sutis da vida e dos relacionamentos.
O estresse crônico se infiltra de forma sutil, disfarçado por rotinas exaustivas e pela falsa crença de que é normal precisar “dar conta de tudo.
Flávio Lettieri
Flávio Lettieri, consultor e palestrante com mais de 30 anos de experiência, é professor de Gestão de Conflitos em cursos de administração e pós-graduação para executivos. Ele faz parte de um seleto grupo de profissionais credenciados no Brasil para aplicar o Assessment SDI (Strengths Development Inventory) e atende multinacionais como Johnson & Johnson, Roche, Pfizer, BMW, entre outras.