Microsoft anuncia nova atualização do Windows 11 com recursos de IA e mais
As novidades anunciadas durante o evento fazem parte da versão 22H2 e estarão disponíveis para os usuários a partir de 26 de setembro deste ano.
Foram anunciadas novidades para o Windows 11 durante o evento da Microsoft. Fonte: Unsplash
Novidades apresentadas para o Windows 11
Abaixo, você confere todos os recursos inéditos do Windows 11 aguardadas para setembro, como a aguardada integração nativa com o Copilot e o novo Outlook.
1. Microsoft Copilot nativo
A principal das novidades é o Copilot, o assistente virtual da Microsoft alimentado com inteligência artificial (IA) generativa. Ele agora é parte nativa do sistema, disponível direto da Barra de Tarefas ou a partir do atalho tecla Windows + “C”.
Ao ser acionado, o Copilot aparece numa coluna lateral à direita. O usuário pode fazer perguntas em texto ou voz para o assistente, seja para sanar dúvidas, sugestões ou até pedir playlists para focar em tarefas momentâneas — quase que um substituto direto para a abandonada Cortana.
2. Paint com IA
O Paint também ganhou melhorias com inteligência artificial. Previstas nas versões de teste do sistema, o programa agora usa IA para remover o fundo de imagens, adicionar camadas ou pedir para gerar imagens em tempo real com base em descrições em texto.
A ferramenta de remoção de fundo do Paint ajuda a copiar elementos específicos de uma cena.Fonte: Microsoft
3. Fotos com IA
O app Fotos, galeria nativa do Windows 11, agora pode aplicar desfoque de fundo em imagens salvas no computador com poucos cliques. Além disso, o programa também reforçou a ferramenta de busca, agora capaz de apresentar resultados com base nos elementos contidos nos arquivos salvos no OneDrive.
Assim como o Paint, essas funções foram vistas anteriormente numa versão de testes do Windows 11.
O editor de fotos do Windows 11 agora pode desfocar o fundo de imagens salvas.Fonte: Microsoft
4. Ferramenta de captura mais inteligente
A Ferramenta de Captura do Windows 11 ganhou funções inspiradas no Google Lens. Agora, o assistente de prints do sistema operacional pode extrair um texto específico contido em uma imagem para copiar para a Área de Transferência.
Houve um aprimoramento também na ferramenta de gravação de tela contida no programa. Agora, ele é capaz de capturar o áudio e o microfone do dispositivo.
5. Editor de vídeo com IA
O Clipchamp, editor de vídeo da Microsoft, ganhou composição automática, ajudando o usuário com sugestões de cenas, edições e narrativas com base nos clipes fornecidos para o projeto.
6. Bloco de notas com salvamento automático
Agora não é mais necessário que o usuário se preocupe com o salvamento manual das anotações no Bloco de Notas. Com a atualização, o tradicional programa do Windows gravará o estado da sessão automaticamente.
7. Novo Outlook
O novo Outlook nativo do Windows canibalizou o app Email e pode gerenciar contas e caixas de entrada de vários serviços diferentes, como Gmail, Yahoo, iCloud e mais.
8. Backup mais intuitivo
Segundo a Microsoft, o Backup do Windows agora “torna a mudança para um novo PC com Windows 11 mais fácil do que nunca”. A ferramenta promete migrar a maioria dos arquivos, aplicativos e configurações do PC para outro de uma vez só.
9. Mais acessibilidade
O Windows 11 também oferece “novas experiências de criação de texto” para acesso por voz e novas vozes naturais no Narrador, a ferramenta de acessibilidade do sistema.
10. Suporte para passkeys no Windows Hello
O Windows Hello agora é compatível com passkeys e logo poderá criar chaves de acesso por conta própria. Os passes poderão ser gerenciados direto no dispositivo ou salvos no celular.
Outras novidades
Essa mesma atualização também deve introduzir recursos menores, mas igualmente úteis para incrementar a usabilidade do sistema. Entre elas, estão o suporte nativo para arquivos RAR e 7-zip, uma versão revisada e mais eficiente do Explorador de Arquivos.
Por fim, o mixer de volume foi repaginado e uma seção para gerenciamento de luzes RGB foi adicionada ao menu de configurações. Isso faz com que não sejam necessários softwares adicionais para ajustes básicos, como no caso de periféricos Acer, Asus, HP, Razer, Logitech e outras.
Fonte: Tecmundo