Nike lança tênis do filme “De volta para o Futuro”, que se amarra sozinhoJá começou a ser vendido no Brasil o calçado que se amarra sozinho. A Nike lança o tênis do filme “De volta para o Futuro”, que se amarra sozinho. O filme inspirou o a criação do modelo HyperAdapt 1.0, que chega às lojas pela bagatela de R$ 3,5 mil.

No exterior, a novidade custa US$ 720. É a primeira vez que a marca lança esse tipo de calçado para o público em geral. Em 2016, uma primeira versão dele, chamada “Mag”, o tênis usado pelo personagem Marty McFly no cinema, teve lançamento restrito, com vendas por leilão.

Os recursos levantados foram doados à Fundação Michael J. Fox, que pesquisa a cura para o Mal de Parkinson. O ator foi diagnosticado com essa doença em 1990

A tecnologia empregada no HyperAdapt 1.0 está sendo desenvolvida há mais de dez anos a partir da ideia inicial do designer Tinker Hatfield, principal criador da Nike para a linha de tênis Michael Jordan.

Juntamente com Tiffany Beers, que atuava na área de desenvolvimento da empresa, ele desenvolveu o calçado que se amarra sozinho, projeto que teve colaboração até do CEO da Nike, Mark Parker.

FUNCIONAMENTO

O HyperAdapt 1.0 tem um sensor no calcanhar que reconhece pressão, ou seja, o momento em que é calçado e a pessoa se levanta. Esse equipamento aciona o motor do tênis, instalado debaixo da palmilha, que por sua vez é conectado a seis cabos que a Nike chama de “flywire” .

Quando o motor entra em funcionamento, ele traciona os cabos, que passam por dentro da lateral do tênis, até eles ajustarem o cabedal confortavelmente em torno do pé.

Uma bateria instalada no solado do tênis alimenta o motor. Ela é recarregada por indução, sem fios e por aproximação, como em smartphones e relógios inteligentes mais modernos. Segundo a Nike, uma carga pode durar cerca de duas semanas de uso.

(com informações do portal G1)