A USP está com inscrições abertas para o processo seletivo de seu primeiro curso de especialização em Nutrição na modalidade online: a pós-graduação em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico. O curso é uma iniciativa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade, amparado por seu Departamento de Nutrição e coordenado pelos professores Roberto Nascimento Silva e Paula Garcia Chiarello.

O objetivo é preparar profissionais para elaborar planos e estratégias de alimentação para atletas e praticantes de atividade física. A formação tem grande densidade técnica, oferecendo preparo para compreensão do metabolismo dos diferentes nutrientes presentes nos alimentos e sua relação com melhores resultados em termos de dieta.

O conteúdo passa pela avaliação nutricional, estratégia de hidratação, testes de esforço e até mesmo os possíveis distúrbios alimentares decorrentes da prática esportiva. Ao tratar da nutrição aplicada ao exercício, aborda os diferentes tipos de suplementos originados em carboidratos, proteínas e lipídios. Também aborda temas como recursos ergogênicos, integração do metabolismo com atividade física e síndrome metabólica.

Baseado em aulas ao vivo, o curso permite que os alunos façam perguntas e que elas sejam respondidas em tempo real por seus professores. Além disso, oferece um contato direto e semanal entre alunos e professores. A turma é limitada a 225 vagas.

A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 290. O valor do curso é dividido em 24 parcelas de R$ 760. Podem se inscrever nutricionistas, educadores físicos, médicos, fisioterapeutas e demais profissionais da área da saúde formados que atuam ou pretendem atuar com praticantes de atividade física, seja em clubes, academias, SPAs ou consultórios.

Jornal da USP