Um grupo de desenvolvimento de jogos educacionais, Ludo Educativo, acaba de lançar o game Vacinax, um jogo que tem o objetivo de reforçar e incentivar a importância da vacinação. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), as taxas de imunização de pelo menos 17 doenças – entre elas sarampo e a poliomielite – chegaram em 2017, aos seus níveis mais baixos. Alguns especialistas em imunologia e epidemiologia disseram que um dos motivos principais dessa queda foi a percepção enganosa de parte da população de que não é preciso vacinar pois as doenças desapareceram.

O Ludo Educativo é um projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O professor Elson Longo, diretor do CDMF, disse em um comunicado do centro que “o lançamento desse jogo é bastante oportuno diante da divulgação de estatísticas que indicam uma diminuição, no país, da vacinação contra poliomielite, sarampo, coqueluche e difteria”.

Como é o jogo

No Vacinax, o papel de quem joga é controlar um Linfócito T (um tipo de glóbulo branco do sistema imunológico responsável pela defesa do organismo), e vagar no labirinto de células do corpo humano, ao mesmo tempo em que identifica as células infectadas ou que possuem algum tipo de antígeno e as destrói.

A princípio, por não possuir características evoluídas, o Linfócito não consegue identificar todas as células prejudicadas. Mas, com o decorrer do jogo, o corpo humano em que o linfócito se encontra é vacinado e assim o jogador pode escolher uma série de aspectos para melhorar nas células de defesa. Dentre as melhorias disponíveis estão; a capacidade de identificar mais células infectadas, a quantidade de células que o linfócito consegue destruir e o tempo de vida do linfócito.

O jogo termina quando o jogador conseguir identificar e destruir todas as células infectadas no corpo. Durante a brincadeir, várias informações sobre a importância da vacinação vão sendo apresentadas ao jogador.

Clique aqui para jogar o Vacinax. (http://www.ludoeducativo.com.br/pt/play/vacinax)

Fonte: Agência FAPESP