StartupTecnologia

5 cenários tecnológicos possíveis para 2024

Relatório inédito publicado por startup em Davos

O ano de 2023 foi marcado pela evolução e transformação da Inteligência Artificial em todas as áreas do mercado, segundo a avaliação de analistas da consultoria global International Data Corporation (IDC) foi estimado que um crescimento de 5% no mercado de TI como um todo em 2024, com as plataformas de IA liderando essa expansão a uma taxa de crescimento de 38%. Que inclusive foi um dos lemas de um dos maiores encontros mundiais realizados em 2024, a reunião anual do World Economic Forum realizada na Suíça, com o lema principal “Reconstruindo a confiança” e tendo como um dos temas a serem debatidos: “A Inteligência Artificial como motor da economia e da sociedade”

O evento reuniu cerca de 2.500 chefes de estado e de governo, CEOs de empresas, representantes da sociedade civil, meios de comunicação globais e líderes juvenis procedentes da África, Ásia, Europa, Oriente Médio, América Latina e América do Norte. O objetivo do encontro é impulsionar soluções voltadas para o futuro e enfrentar os desafios globais mais urgentes através da cooperação público-privada.

Buscando antecipar tendências para este ano, a DIO – startup de educação em tecnologia– lançou a 4ª edição de seu relatório anual em Davos na Suíça, durante a reunião anual do World Economic Forum. O relatório conta com indicadores do impacto social gerado pela startup ao longo do último ano, e com uma pesquisa inédita realizada com 50 lideranças de empresas de diversos setores da economia durante 2023. “O propósito deste relatório é oferecer inspiração a líderes, recrutadores e profissionais de tecnologia. O objetivo é estimular a expansão do impacto positivo na sociedade” diz Iglá Generoso, CEO da DIO, “Durante cinco anos, buscamos conectar a DIO com os líderes de diversos setores da economia, e aprendemos diariamente com os projetos realizados com os principais executivos do Brasil e do mundo” completa Pablo Zaniolo, sócio-fundador da DIO.

É a segunda vez que a startup tem a oportunidade de apresentar o seu relatório para os principais executivos do mundo. A primeira vez foi ano passado no qual mostrando as principais tendências tecnológicas “Apresentar, durante o World Economic Forum na Suíça, nosso quarto relatório sobre o impacto social reforça a posição de destaque do Brasil como líder e promotor de talentos em tecnologia no cenário internacional”, comenta Generoso.

Confira os 5 cenários tecnológicos projetados para 2024, segundo o relatório inédito da DIO:

Cenário 01: Não basta ser eficiente, precisa ser sustentável
É debatido mundialmente sobre as mudanças climáticas, e a tecnologia ou é categorizado como um aliado ou um vilão do desenvolvimento sustentável, e os impactos negativos da tecnologia são complexos e inclui uma variedade de áreas.

Uma tendência nesse contexto é a prática de “green coding”, uma abordagem na qual os desenvolvedores se envolvem com práticas mais sustentáveis ao desenvolver software. Esse raciocínio, se traduz em códigos otimizados, redução do consumo de recursos computacionais e escolhas conscientes de infraestrutura, alinhando a tecnologia com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Cenário 02: Cloud como pré requisito, não como tendência de inovação
A computação em nuvem, não é mais somente uma tendência, e sim uma necessidade atual das empresas que pretendem ter inovação na tecnologia. Desta forma, as plataformas de nuvem surgem como catalisadores para as empresas terem uma contínua evolução.

Estas plataformas tornam a exploração de soluções avançadas como: inteligência artificial, análise de dados em larga escala e internet das coisas, impulsionando a capacidade de resposta às demandas do mercado.

Cenário 03: Existe ética para inteligência artificial?
Este assunto é uma discussão global para definir quais serão princípios éticos que devem orientar o desenvolvimento e a implementação da IA, que é refletido pela crescente presença desta tecnologia em todos os setores do mercado.

Para este cenário, os dilemas éticos não são considerados apenas para situações vitais mas para até onde as empresas podem inovar, no entanto, há também uma preocupação compartilhada pela sociedade, que busca transparência, justiça e responsabilidade da IA. À medida que o produto é implementado e utilizado, a contínua avaliação ética torna-se decisivo para adaptar-se às mudanças contextuais e sociais

Cenário 04: IA tornando todas as carreiras mais produtivas
A Inteligência Artificial é uma ferramenta de fácil utilização e pode ser aplicada para ajudar em diversas ações como o Chat GPT, que foi se propagando em diversos setores, junto com outras ferramentas para profissionais de diversas áreas, e que hoje auxiliam na produtividade de vários setores.

A IA está garantindo cada vez mais que os profissionais possam produzir mais, podendo ter um futuro que seja agilizado com a colaboração das habilidades humanas e a da tecnologia.

Cenário 05: Retomada de projetos e foco em diversidade
A economia está com uma perspectiva positiva e diversos projetos com foco em transformação digital estão sendo retomados, e o ano de 2024 será desafiador mas com um potencial de crescimento, por conta da volta das iniciativas e contratações no mercado de tecnologia.

Com a volta de novas oportunidades no setor, é importante lembrar a necessidade de recrutamento com foco em diversidade, para que os times possam construir soluções criativas e impulsionar o crescimento da organização.

 

Fonte: Revista Tempo Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *