Empreendedora investe em roupas ‘vintage’ em brechó online
Vintage é uma corrente da moda que recupera roupas antigas, principalmente do período entre as décadas de 1920 e 1970
Uma jovem empreendedora abriu um brechó online para atender clientes que curtem tempos antigos. Para fotografar as peças, criou um “espaço mágico”. Ela conta a história do negócio no Você no PEGN – plataforma do Pequenas Empresas Grandes Negócios que recebem histórias de pequenos empreendedores.
Yasmine Borba criou o brechó para um trabalho da faculdade de moda. Depois que se formou, cinco anos atrás, decidiu seguir adiante com a ideia. Como ela sempre quis unir sua área de atuação com a sustentabilidade, decidiu focar no mercado de peças vintage.
“O vintage é tudo que é de, pelo menos, 20 anos pra trás. Um exemplo é uma blusinha em cetim, toda em poá. É uma padronagem típica por volta dos anos 40 e 50”, explica.
A empreendedora começou pegando peças no próprio guarda-roupa e começou a postar nas redes sociais. Com o dinheiro dessas vendas, Yasmine montou um estoque inicial, garimpado em bazares e brechós de São Paulo.
“Eu tenho dois públicos maiores. São mulheres de 18 a 25 anos e depois de 30 a uns 35. Acho que elas buscam, principalmente, uma invasão no tempo, essa coisa do antigo ter um estilo de vida diferente do que a gente tá agora. E ainda respeitando o meio ambiente e as pessoas”, diz.
Como trabalha em casa, ela separou um espaço onde faz as embalagens e as atividades do dia a dia no computador. Também tem um local que ela chama de “espaço mágico” da marca, onde são feitas as fotos.
Depois de tudo fotografado, são feitas as postagens e venda pelo Instagram e por um marketplace. A empresária vende cerca de 100 peças por mês, com preços que variam de R$ 20 a R$ 290.
“Meu grande plano é que minha marca passe do online para o físico, mas de uma forma que ela vire um grande espaço cultural. Eu queria poder incentivar novos artistas, como músicos ou artistas plásticos, e ter uma salinha com o brechó e outras partes para fazer show e amostras de arte”, planeja.