Conceitos de startups podem ajudar na gestão de pizzarias
Segundo o CEO da La Braciera, tecnologia, cultura ágil e outras inovações podem ser aplicadas no dia a dia para escalar negócios.
O valuation, a escalabilidade, o branding e a inovação. São muitos os conceitos relacionados ao mundo das startups que podem ser aplicados em diversos tipos de negócios, inclusive nas pizzarias. O objetivo é ganhar agilidade e melhorar a gestão, visando ao crescimento.
Segundo Daniel Lucco, CEO da pizzaria La Braciera, considerada uma das melhores pizzarias de São Paulo, segundo a premiação “Melhores da Gastronomia 2023”, o uso de tecnologia e a criação de uma cultura ágil podem auxiliar as empresas a alcançar mais público e faturamento, inclusive quando se tratam de negócios como as pizzarias, que normalmente têm uma gestão mais informal e, em boa parte das vezes, familiar. “Por aqui, trouxemos muito da bagagem que adquirimos da primeira startup que fundamos e percebemos que é possível escalar o negócio com qualidade, fazendo uso desses conceitos”, afirma.
De acordo com o empresário, a escalabilidade envolve ter um modelo de negócios que possa ser expandido para atender a um número maior de clientes ou mercados, sem precisar de alterações fundamentais na estrutura ou nas operações. “Em nosso caso, a gente foca em uma cozinha central e, dessa cozinha central, conseguimos pensar em novas operações, mantendo o padrão, o controle financeiro e o controle operacional. É assim que expandimos por meio de novas lojas e operações”, conta Daniel.
Outro conceito de startups apropriado pela La Braciera é o chamado valuation, que é a estimativa do valor do negócio. “Nós usamos o valuation para buscar investimento externo e, através dele, continuar o crescimento de nossas operações. Quando temos todos os indicadores de uma nova unidade, seja o break-even, a ocupação dentro das casas ou o tempo de maturidade, conseguimos estabelecer um valuation que, normalmente, é feito por meio do múltiplo de faturamento ou múltiplo de EBITDA”, explica.
Segundo Daniel Lucco, é através do valuation que a captação chega e é possível trazer retorno para o investidor e crescimento para o negócio. “Com isso, é possível haver uma gestão dentro de casa muito mais profissional”, afirma.
Reuniões one on one e live marketing
A profissionalização na gestão traz a necessidade de uso de outro conceito que vem das startups: as reuniões “one on one”. “É uma reunião contínua para acompanhar líderes e liderados e conseguir dar vazão a todos os temas, deixando tudo o mais alinhado possível e colocando responsáveis diretos em cada uma das áreas”, conta Daniel Lucco.
Além disso, a La Braciera também adotou o “live marketing”, ou marketing ao vivo, que procura usar o potencial de divulgação de qualquer pessoa que frequente a casa e possa postar conteúdo relacionado. “Quando um influenciador vai às nossas casas, ele consegue ter insumo para gerar conteúdo suficiente sobre nosso produto, o ambiente, o uniforme do garçom ou a forma como ele atende. Usamos nossos rótulos em produtos autênticos, como a cerveja artesanal e o vinho, o que ajuda a fortalecer a marca. Ou seja, transformamos todas as nossas casas em ambientes potenciais de divulgação para qualquer pessoa, seja ela influenciadora ou pessoas que vão postar e mostrar para a família ou para os amigos”, finaliza.