gogoro-smartscooter-designboom02A startup taiwanesa Gogoro exibiu a sua Smartscooter, nos fazendo acreditar um pouco mais na existência de cidades inteligentes no futuro.

No lugar do combustível, uma bateria cilíndrica de lítio com design futurista. Quando a carga está próxima do fim, basta parar em uma GoStation e trocar como se fosse uma simples pilha.

A moto atinge até 95 km/h, tendo na duração da bateria seu ponto crítico, estimado em apenas 100 km de distância percorrida.

É por isso que um dos maiores desafios da empresa será a distribuição das estações de troca. Assim como caixas eletrônicos, a Gogoro promete instalar uma GoStation a cada três quilômetros quadrados, com presença em postos de gasolina, estacionamentos, shoppings e lojas de conveniência.

O modelo de negócio inclui um plano de assinatura mensal. O usuário libera o acesso as baterias carregadas através de NFC e um app no celular, que também funciona como chave da scooter. Ou seja, as baterias da Gogoro são proprietárias, com um sistema de identificação que não liga o veículo no caso de uso de carregamento “alternativo”.