José Roberto Colnaghi, da Asperbras

Está tudo pronto para começar a produção em larga escala, a partir de julho. No último dia 1º de junho, a mais moderna indústria de madeira certificada do Brasil fez o seu primeiro e bem-sucedido teste. O Grupo Asperbras, de José Roberto Colnaghi, produz a primeira placa de MDF da fábrica hightech GreenPlac, no MS. O teste bem-sucedido é o passo inicial para que a subsdiária inicie a produção em larga escala, a partir de julho.

A produção da primeira placa de MDF (madeira de média densidade) é um evento que se reveste de simbolismo. Minuciosamente acompanhada pelo corpo técnico da fábrica, foi também uma grande festa. Na prática, marcou o nascimento da GreenPlac, uma empresa que recebeu mais de R$ 600 milhões em investimento e que trouxe ao país a tecnologia alemã da Siempelkamp.

“Foi emocionante reproduzir a primeira placa após três anos de investimento na fábrica”, diz José Roberto Colnaghi, da Asperbras “Estamos todos muito ansiosos para começar a produção para o mercado.”

DATA DE NASCIMENTO

Exatamente às 18h06 do dia 1º de junho de 2018, a placa número 1 veio ao mundo. Reunidos na unidade industrial, operários, técnicos, gerentes e diretores da empresa viveram a intensa emoção de dar início a um processo que vem sendo trabalhado ao longo dos últimos três anos na cidade de Água Clara, no Mato Grosso do Sul.

Todos os colaboradores e a direção da empresa seguiram o que manda a tradição desse setor: colocaram seus nomes na placa, que assumiu a função de uma “certidão de nascimento” da GreenPlac. A peça será guardada para registrar esse momento, tão importante para o Grupo Aspebras.

A fabricação da primeira placa deflagra a fase de experiência e ajuste, que antecede a inauguração. Posteriormente, a empresa promoverá ajustes técnicos e operacionais, além de iniciar a distribuição de mão de obra por turnos. Esses procedimentos deixarão a GreenPlac integralmente preparada para a inauguração oficial, marcada para o mês de julho.