A ferramenta irá auxiliar na verificação biométrica e evitará os roubos de identidade

A empresa japonesa Hitachi anunciou essa semana o desenvolvimento de um sistema que identifica as pessoas através do escaneamento das veias do dedo, utilizando apenas a câmera do smartphone. A tecnologia poderá ser útil como método de verificação biométrica para compras online e transações bancárias pelo celular. Segundo a companhia, o funcionamento da ferramenta é bem simples: ela compara a imagem fotografada pelo celular com a existente em uma base de dados e confirma ou não a similaridade e autorizar o acesso.

Até o momento, para este tipo de autenticação, as ferramentas necessitavam de sensores infravermelhos, porém, esse novo sistema que foi desenvolvido pela Hitachi consegue fazer a autenticação através do reconhecimento de cores, que é capaz de detectar os vasos sanguíneos do dedo através das alterações – imperceptíveis a olho nu – da tonalidade da pele.  Sendo assim, possível a utilização da câmera de qualquer smartphone para realizar o reconhecimento.

A comercialização do sistema, segundo a companhia, levará cerca de 1 a 2 anos. A ideia é combinar os serviços financeiros com as tecnologias da informação através de dispositivos como o smartphone e aprimorar cada vez mais os serviços, evitado os roubos de identidade.

Fonte: EFE Tóquio