Fábrica de resina da Greenplac começa a operar
A empresa de José Roberto Colnaghi se prepara para expandir seus negócios em 2020
Com pouco mais de um ano, a GreenPlac, instalada no município de Água Clara (MS), de apenas 15 mil habitantes, mudou a vida da cidade e se tornou o mais novo player brasileiro do segmento. Premiada pela Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (FIEMS) no final de 2019 por todo o desenvolvimento econômico que trouxe para o estado, a empresa se prepara para o lançamento de um novo empreendimento: a nova fábrica de resina da Greenplac.
A unidade tornará a empresa 100% autossuficiente na produção desta matéria-prima. A inauguração oficial será em março, mas desde o início de janeiro a unidade já opera em fase de testes.
Essa é a primeira incursão do Grupo Asperbras na indústria química e faz parte da estratégia para promover a autossuficiência em seus negócios. “Batemos recordes de produção no nosso primeiro ano de atividade e conquistamos 165 pontos de venda de MDF revestido em todo Brasil,” conta José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras.
De acordo com Colnaghi, a empresa tinha o potencial para crescer ainda mais, por isso, decidiram que o próximo passo seria a produção de resina.
Produção autossuficiente
O complexo industrial da Greenplac impressiona. São 510 mil m² somente da fábrica de MDF, com linha de produção automatizado. Além disso, a empresa é composta com o que há de mais moderno no maquinário, fornecido pela empresa alemã Siempelkamp. Já a nova fábrica de resina conta com 2,5 mil m² construídos, capacidade de produção total de 160 toneladas/dia.
De acordo com José Roberto Colnaghi, o início das atividades da nova fábrica de resina trará independência para a empresa pois todos os materiais utilizados na composição do MDF serão de fabricação própria. Além da resina, a Greenplac já utiliza madeira proveniente dos 12 mil hectares de plantações de eucalipto próprias. Além disso, produz energia elétrica em Guarapuava (PR), gerada a partir de biomassa, por meio da queima de rejeitos da madeira e aproveita água de reuso de fontes próprias.
“Esse é um grande passo para a consolidação da empresa, que já está entre os grandes players do segmento no Brasil”, diz José Roberto Colnaghi.
GreenPlac investe na formação de pessoas
Atualmente, a GreenPlac emprega 400 colaboradores diretos, mas seu impacto na cadeia produtiva envolve também cerca de 500 empregos indiretos.
Destacam-se no processo a contratação, técnicos e engenheiros de diversas especialidades com muita experiência no segmento. Além disso, a companhia promoveu, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) o curso “Operador de Produção”.
Novos empreendimentos
De olho no futuro, as novidades da Greenplac não param por aí. Em 2020, a empresa construirá mais uma fábrica, dessa vez com foco na produção de formol. A inauguração da nova planta está prevista para agosto de 2020.
Pingback: Três novos padrões de MDF são lançados pela Greenplac, de José Roberto Colnaghi - Inteligência e Inovação