Festival inova na realização de eventos virtuais com plataforma interativa
Chamado de Festival Conhecendo os ODS Digital, o evento vai permitir uma experiência pouco conhecida em transmissões on-line
Em respeito às normas sanitárias para o combate à pandemia da Covid-19, já faz um ano e meio que a ideia de participar de um evento se resume a acessar o link de uma sala virtual e aguardar o momento de participar. O Festival Conhecendo os ODS Digital vai fazer diferente. Para possibilitar uma experiência inovadora ao seu público e ainda pouco usada no Brasil em transmissões on-line, o evento apresentará, entre os dias 9 e 13 de agosto, uma programação diversa em uma plataforma interativa, desenvolvida especialmente para mostrar o que empresas, governos, escolas, universidades e organizações da sociedade civil vêm fazendo para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Toda a programação é gratuita e o credenciamento para ter acesso ao evento podem ser feitos no site www.conhecendoosods.com.br. Ao entrar na plataforma, o participante vai encontrar um cenário que simula a experiência de estar presencialmente no Festival. Ele poderá acessar o conteúdo disponibilizado pela programação e até mesmo interagir com os representantes dos espaços.
Em cada uma das atrações, o participante vai poder escolher o tipo de conhecimento que gostaria de acessar. Serão mais de 150 palestrantes, 17 stands de exposição com soluções ligadas a cada um dos 17 ODS, exibição de documentários, oficinas para crianças, workshops para educadores, colaboradores e profissionais interessados nos temas da Agenda 2030.
Todo o conceito, idealizado pela NTICS Projetos e SB Sustainable Business Solutions, responsáveis pelo Festival, foi repassado para a equipe da JW3 Comunicação Digital, que desenhou todo o layout do evento e foi responsável por “dar vida” à plataforma e possibilitar a experiência de navegação do público.
“Temos uma boa expertise em fazer eventos disruptivos com o público estando ali fisicamente. Foi preciso muita coragem para, em um ano como 2021, colocar o Festival em uma plataforma virtual nesses moldes. Queríamos muito fazer um evento transformador para os participantes e, com a nossa plataforma, queremos mostrar que, para nós, a experiência para o desenvolvimento sustentável está sempre em primeiro lugar. Estamos levando nossa marca, o Brasil e todos os parceiros para um ambiente onde todo o mundo poderá acessar, interagir e se comunicar”, explica a gerente de produção da NTICS Projetos, Thaís Niles.
Ampla programação em diferentes espaços para diferentes públicos
Dentro da plataforma do evento, o público terá acesso aos cases de grandes empresas no Main Stage (Palco Principal) seus progressos e o alinhamento dos seus negócios aos objetivos globais. Serão 17 webinars, dedicados a cada um dos ODS, que reunirão cerca de 100 speakers. Nesse espaço, os participantes entrarão em uma área com palco e auditório.
O público também terá acesso à Área Expositiva Ações ODS, com 17 stands temáticos expondo as iniciativas que já existem para acelerar os avanços propostos na Agenda 2030. Nessa área, o visitante poderá interagir com os responsáveis de cada stand. Ao clicar em um deles, o participante será direcionado para um chat ao vivo ou chamada de vídeo, onde poderá trocar informações e tirar dúvidas. Além disso, durante toda a programação, no Palco Ações ODS, mais de 60 speakers participam de bate-papos com o público sobre desenvolvimento sustentável nas Américas.
Para prestigiar produções culturais voltadas para o tema do Festival, com curadoria de Sylvio Rocha, da Tocha Filmes, o ODS Play vai mostrar documentários em um espaço que simula uma sala de cinema. Todos os dias, das 17 às 18h, acontece o Happy Hour ODS Play, com bate-papo entre diretores, produtores, atores e o público.
Jovens e adultos que se interessam por desenvolvimento de jogos também terão espaço exclusivo no evento. Em parceria com a Eureca, consultoria de desenvolvimento de jovens, na área de Gamificação, será possível participar de hackathons e desafios em busca de soluções para os ODS.
Outro importante espaço dedicado à educação é o Caminhão Conhecendo os ODS Digital. Será o formato virtual de um projeto já realizado presencialmente, em 2019. Nesse espaço, serão oferecidos workshops para instituições de ensino e empresas, além de oficinas e visitas guiadas para crianças. A presença nos workshops possibilitará a emissão de certificados de participação.
Ainda no evento, no espaço da Biblioteca, o público terá acesso a uma diversidade de estudos, publicações, materiais didáticos e pedagógicos já produzidos sobre os ODS.
E quem já fez o credenciamento, aberto no dia 7 de junho passado, já pode começar a participar do Festival antes mesmo do evento começar. Até o dia 16 de julho é possível enviar para o Call To Action, outra atração do evento, vídeos, apresentações (pitches), desenhos e qualquer iniciativa positiva relacionada aos 17 ODS. Todo esse material será exibido ao público durante os cinco dias do evento. Podem participar líderes, empreendedores, organizações sociais, educadores, crianças e qualquer pessoa que tenha uma experiência positiva para compartilhar.
Saiba mais sobre o Festival
Apresentado pela Whirlpool Corporation, com patrocínio cultural da Enercan Campos Novos Energia, o Festival Conhecendo os ODS Digital conta com uma equipe de curadores, responsável por organizar a programação diversa, inclusiva e voltada para públicos de todas as idades. As principais atrações contarão com tradutores em libras e toda emissão de carbono do evento será neutralizada.
Para Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais na Whirlpool América Latina, a inovação faz parte do dia a dia da companhia: “A inovação faz parte do DNA da Whirlpool. Como dona das marcas mais lembradas pelos brasileiros no setor de eletrodomésticos, buscamos com a inovação entregar experiências cada vez melhores aos nossos clientes, por meio dos nossos produtos e serviços. Dessa forma, além das atividades voltadas para os colaboradores e membros das comunidades onde atua, a Whirlpool investe em pesquisas e realiza parcerias com universidades e startups em todo o País. Atualmente, possuímos diversos projetos junto às universidades, institutos de pesquisa e startups, para o desenvolvimento de soluções inovadoras nos produtos e para tornar seus processos produtivos cada vez mais eficientes”, comenta o diretor.
Para atingir o objetivo de não deixar ninguém de fora da discussão sobre desenvolvimento sustentável, o Festival conta com o apoio institucional de importantes organizações como Rede Brasil do Pacto Global, Conservation International, Way Carbon, Capitalismo Consciente, Carbon Disclosure Project (CDP), Refúgio 343, One Young World, Rainforest Alliance, entre outras. Além desses, o evento terá a participação de 16 agências setoriais da Organização das Nações Unidas (ONU).
Serviço:
O quê: Festival Conhecendo os ODS Digital
Quando: de 9 a 13 de agosto de 2021.
Horário: das 11h às 18h.
Onde: on-line em uma plataforma interativa e imersiva.
Quanto: Gratuito.
Credenciamento e Programação Completa: no site do evento.
Pingback: Soft skills - O presente e o futuro do mercado de trabalho - Inteligência e Inovação
Pingback: Bayer e Digital Favela se unem para levar conhecimento sobre saúde ocular para as comunidades - Inteligência e Inovação