Recurso ajuda na busca e recomendações de usuários

O Google Maps lançou discretamente um novo recurso destinado a ajudar os usuários a descobrir lugares que outros recomendaram: agora ele suporta hashtags em resenhas. Por exemplo, se você está citando um restaurante que é um bom ponto de encontro para namorar basta adicionar a hashtag apropriada #romantico ou #pegacao. Ou se a lugar for para famílias #familyfriendly ou #petfrendly se aceita animais de estimação.

O Google sugere que os usuários adicionem até cinco hashtags por lugar e os coloquem no final do texto para facilitar a leitura.

A empresa confirmou ao site internacional de tecnologia TechCrunch o suporte para hashtags lançadas globalmente há pouco mais de uma semana em dispositivos Android. Até agora, ele havia sido anunciado apenas para membros do programa Local Guides do Google Maps,  o programa que recompensa seus membros por compartilharem seus comentários, fotos e conhecimento sobre empresas e outros lugares que visitam.

Guias foram informados de que eles podem voltar e adicionar hashtags às suas antigas avaliações, bem como incluí-los em novos.

Além de ajudar as pessoas a encontrar restaurantes por cozinha ou necessidades dietéticas (por exemplo, #vegetarianos), as hashtags também podem destacar as atrações locais como #goodforselfies ou um ótimo lugar para #sunsetviews, sugeriu o Google. As tags também podem observar os recursos de acessibilidade oferecidos, como se houvesse uma rampa para cadeira de rodas ou um menu de áudio disponível.

Tags específicas

Mas, ao contrário do Instagram e de outros aplicativos sociais, as hashtags nas análises precisam ser específicas para serem úteis. O Google diz que termos gerais como #love ou #food não serão úteis.

O recurso por si só pode parecer uma adição menor, ainda que útil, ao Google Maps. No entanto, chega em um momento em que o Google Maps foi atualizado para melhor desafiar a plataforma Pages do Facebook.

Com a adição de hashtags em resenhas, o Google Maps pode se tornar uma plataforma de descoberta melhor para empresas e outros locais e, possivelmente, até mesmo uma plataforma de recomendações sociais. Os Guias do Google foram instruídos a usar a hashtag #LetsGuide para direcionar os usuários para suas próprias recomendações pessoais de lugares favoritos. Até que ponto eles vão adotar essa tag, é claro, ainda precisa ser visto.

Para usar o novo recurso de hashtags, basta tocar no link azul quando vir um listado em um comentário para ser levado a uma lista dos outros lugares próximos que tenham a mesma tag, diz o Google. A empresa não informou quando o recurso chegaria ao iOS ou à Web.