Alemanha lança primeira ciclovia autolimpante

A primeira rota solar do país ainda gera energia e absorve ruídos

A Alemanha deu mais um passo em direção à sustentabilidade: no final de 2018, o país inaugurou sua primeira “rota solar”, uma ciclovia autolimpante, capaz de gerar energia e absorver ruídos.

A inauguração aconteceu no bairro de Liblar, em Erftstadt, cidade que fica a cerca de 30 km de Colônia. Em busca de soluções sustentáveis, o engenheiro Donald Müller-Judex – inventor do tapete solar e fundador da start up Solmove – utilizou a ciclovia já existente na cidade para o projeto.

“Esta é uma ciclovia de 35 anos, com desníveis e raízes de árvores”, conta o engenheiro. “Nós a cobrimos do jeito que estava, colando células fotovoltaicas sobre ela.”

Pastilhas Solares

O projeto consiste de milhares de pastilhas solares feitas de vidro laminado nodoso, que formam um tipo de tapete sobre o asfalto. Cada uma das pastilhas, de 10 por 10 centímetros, é uma célula solar, interligada eletricamente e mecanicamente às outras. Assim, forma-se um “tecido” flexível, que possuí uma camada de borracha que absorve o som e conecta o tapete ao solo.

Na ciclovia solar, a administração responsável pela manutenção da cidade, não precisa gastar com o serviço de limpeza de neve e gelo durante o inverno. Porque a pista se autodescongela com a eletricidade gerada por ela mesma. O restante de energia gerada vai para a rede geral e é consumida pelos moradores locais. Müller-Judex afirma que a ciclovia poderá gerar cerca de 15 mil quilowatt-hora (kWh) por ano, mais ou menos o consumo de uma família de quatro pessoas na Alemanha.

 

A construção de teste, com 90 metros de extensão e cerca de 200 metros quadrados, custou cerca de 800 mil euros e foi financiada pela Iniciativa Nacional para Proteção do Clima, do governo alemão.

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *