Inteligência Artificial (IA) sendo auxiliar no setor da saúde
A inteligência artificial tem o potencial de melhorar significativamente a eficiência e a qualidade do atendimento ao paciente em hospitais.
A Inteligência Artificial (IA) está no ambito da saúde, inclusive em hospitais. Existe algumas maneiras pelas quais a IA está sendo usada em hospitais e, sendo uma aliada nos cuidados de pacientes, em cirurgias, na literatura médica e diagnósticos.
A inteligência artificial pode analisar diagnósticos médicos, como exames de imagem e registros, sendo uma auxiliar em tratamentos de doenças, podendo até identificar padrões que podem indicar uma doença específica em pacientes, ajudando profissionais da saúde a diagnosticar doenças mais cedo e com mais precisão.
Com o auxilio dos chatbots (programas de computador que simulam conversas humanas, presentes em aplicativos de mensagens e sites) fornecendo assistência aos pacientes 24 horas por dia, respondendo dúvidas , agendando consultas e até mesmo lembretes de medicação.
A IA também é programada para participar de cirurgias assitidas por robôs, no auxilio em cirurgias complexas, assim reduzindo riscos de complicações durante procedimentos cirurgicos.
Ela alerta e previne caso ocorra algum surto de doenças, isso mesmo, ela analisa dados de saúde pública e tendências de doenças, desta maneira prepara os hospitais com antecendência.
Já ouviu falar sobre literatura médica? A literatura médica se refere a tudo que foi escrito ao longo da história sobre medicina, como: textos, imagens, ilustrações e etc. Com esta literatura encontra-se vários tópicos e especialidades médicas, dentro de um termo amplo de conhecimento, fornecido por vários pesquisadores ao longo do tempo e trazendo avanços na medicina. Agora a tecnologia da inteligência artificial se torna aliada para os profissionais de saúde.
A inteligência artificial tem o potencial de melhorar significativamente a eficiência e a qualidade do atendimento ao paciente em hospitais.
Pingback: 6 tendências de tecnologia para ficar de olho em 2024