organizarideiasTempos de crise não necessariamente significam engavetar os planos para novos negócios. Para empreendedores de primeira viagem, a ideia de investir em um negócio próprio pode parecer assustadora. No entanto, uma plataforma que vem crescendo no Brasil nos últimos cinco anos tem se mostrado promissora para esses idealizadores: o crowdfunding.

Nos sites de financiamento coletivo, uma pessoa pode estipular o valor necessário para tornar seu projeto realizado, recebendo apoio de colaboradores em um prazo estipulado. A Kickante, um dos sites dessa plataforma, tinha de outubro de 2013 ao final de 2014 mil campanhas rodando e R$4 milhões em arrecadação. Somente neste ano, já foram 8 mil projetos e mais de R$10 milhões arrecadados, segundo Tahiana D’Egmont, responsável pelo site. O Catarse, outro site do segmento, também registrou um aumento de 23% nos projetos no primeiro semestre desse ano.

O analista Clauido Soutto, da Deloitte, aponta que o empreendedorismo é uma cultura crescente no país. Além disso, essas plataformas democráticas permitem um maior alcance aos projetos e uma oportunidade de provar a demanda por seus produtos e serviços.

Fonte: Estadão