InovaçõesTecnologia

Quando o wi-fi foi criado e o que o nome significa

Para muitos, a palavra wi-fi se tornou uma das primeiras pronunciadas quando entramos em um lugar pela primeira vez.

Quer seja na casa de amigos, num restaurante ou numa sala de espera, perguntar se tem wi-fi e qual é a senha faz parte da rotina para garantir que estejamos sempre conectados à internet.

Mas você já se perguntou de onde vem essa palavra?

Dada sua semelhança com Hi-Fi (abreviatura em inglês para “High Fidelity”, que significa Alta-fidelidade), alguém poderia supor que o termo é derivado de Wireless Fidelity, ou seja, da fidelidade do sinal sem fio.

Mas a palavra wi-fi é uma invenção que não tem nada a ver com isso.

Conforme revelou em 2005 Phil Belanger, um dos membros fundadores da Wi-Fi Alliance, a associação global de empresas que deu origem ao wi-fi, a palavra não significa absolutamente nada: nasceu simplesmente como resultado de uma estratégia de marketing.

O termo wi-fi foi criado pela agência de marketing Interbrand, que foi encarregada do lançamento da marca e apresentou 10 sugestões de nomes à Wi-Fi Alliance para que escolhessem um.

“Precisávamos de algo um pouco mais atrativo do que ‘IEEE 802.11 b Direct Sequence”, explicou Belanger.

A confusão quanto ao significado do nome deste padrão de comunicação sem fio parece ter surgido como resultado de a empresa ter adicionado inicialmente em suas promoções a frase: “o padrão para fidelidade sem fio”, uma vez que os membros do conselho de administração não confiavam em usar um nome inventado que não estivesse associado a nenhum significado.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *