A proposta é enviar e receber elogios e críticas construtivas anonimamente

O aplicativo Sarahah ganhou grande visibilidade no mundo inteiro na última semana, alcançando boas posições no ranking global de downloads. Os brasileiros não ficaram para trás e já colocaram o aplicativo no topo da lista de mais baixados em aparelhos IOS, desbancando gigantes como o Whatsapp, Instagram e o Spotify.
A ideia do app, de origem árabe, está expressa no próprio nome, Sarahah, que significa franqueza. É uma espécie de rede social em que o usuário cria sua página e a divulga em seus outros perfis pela internet, convidando seus conhecidos a enviar feedback e críticas construtivas anonimamente. As mensagens recebidas nunca revelam a identidade do autor e não podem ser respondidas.
Zain al-Abidin Tawfiq, criador do aplicativo, diz que a plataforma foi idealizada inicialmente para ser utilizada em ambientes corporativos, para que as pessoas pudessem dar suas opiniões sem medo de sofrer represálias. Entretanto, o Sarahah viralizou principalmente entre o público jovem, que se aproveita das funções disponíveis para enviar elogios e cantadas numa espécie de correio elegante eletrônico.