Saúde

SES assinará contrato emergencial com Einstein para gestão do Hugo

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein aceitou o convite para assumir a gestão do Hugo, em caráter emergencial. A organização sem fins lucrativos vai avaliar a recontratação do quadro atual de trabalhadores do Hugo. A SES-GO vai garantir os recursos para a rescisão desses profissionais

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein assumirá, por meio de contrato emergencial que está em tramitação, a gestão do Hospital Estadual de Urgências de Goiás – Dr. Valdemiro Cruz – HUGO, com data prevista para o dia 4 de junho.

Equipe do Einstein vai acompanhar a fase de transição na unidade, a partir desta terça-feira (28/05), juntamente com a Comissão de Transição da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), presente diariamente na unidade de saúde para assegurar o atendimento à população.

O contrato emergencial segue as mesmas cláusulas do documento, anteriormente assinado com o Instituto CEM, com iguais metas e repasse de valor mensal de R$21.784.313,50 considerando repasse de custeio, além de verbas destinadas a programa de residências médica e multi, e ainda, a folha de servidores efetivos (https://hugo.org.br/wp-content/uploads/2021/12/5o-Termo-Aditivo-2024-vigente-1.pdf-1.pdf)

O Instituto CEM foi desqualificado pela Secretaria de Estado da Casa Civil de Goiás, como organização social em saúde (https://goias.gov.br/saude/nota-informativa-ses-sobre-transicao-no-hugo-e-policlinicas-sob-gestao-do-instituto-cem/), e deixará a gestão da unidade após processo de transição, que segue os trâmites legais.

Ao assumir a gestão do Hugo, o Albert Einstein poderá contratar colaboradores, atualmente vinculados ao Instituto CEM. Sobre o pagamento de verbas rescisórias dos profissionais celetistas, a SES esclarece que é dever do Instituto CEM arcar com essas despesas; e que, recursos para este fim, já foram, anteriormente, repassados pela pasta para a organização social.

No entanto, tendo em vista, que o Instituto CEM não manteve a provisão dos recursos no fundo rescisório, a SES-GO informa que, para que os trabalhadores não sejam prejudicados, vai garantir o aporte desses recursos ao Instituto CEM (para que este proceda às devidas rescisões); ocasião em que a SES tomará as medidas legais cabíveis para responsabilizar o Instituto CEM e reaver esses valores ao erário, pois a pasta está com repasses absolutamente em dia com o Instituto CEM.

A assinatura do contrato emergencial faz parte de processo no qual a SES-GO pretende garantir, em caráter de emergência, a não interrupção das atividades na unidade de saúde, a fim de evitar prejuízos aos pacientes que dependem de cuidados no local.

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein foi fundada em 1955 e atua em todas as etapas da assistência à saúde, no âmbito privado e público, em ensino, educação e consultoria, em pesquisa e inovação, baseando a sua atuação na responsabilidade social.

Foto: Iron Braz
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

 

Fonte: Goias.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *