Universidade de São Paulo cria comitê permanente para monitorar coronavírus
Comitê vai acompanhar a evolução da presença do vírus entre alunos, professores e servidores técnicos e administrativos da Universidade
A Reitoria informa que foi criado o Comitê Permanente USP Covid-19, que tem como objetivo acompanhar permanentemente a evolução da presença do vírus entre alunos, professores e servidores técnicos e administrativos das unidades, em todos os campi da Universidade de São Paulo, bem como realizar atualizações periódicas das recomendações da autoridade sanitária.
Vigilância
O Comitê é formado por profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU). Além disso, conta com representantes da Unidade de Vigilância em Saúde do Butantã e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. É presidido pelo superintendente de Saúde da USP e do HU, Paulo Ramos Margarido.
O órgão também é responsável pela interface de comunicação com as autoridades sanitárias estaduais e federais.
Caso confirmado
A USP esclarece ainda que, até o momento, houve um caso confirmado de coronavírus de um aluno, no campus de São Paulo, que foi contaminado pela parceira que viajou à Itália e não faz parte da comunidade universitária.
A Unidade de Vigilância em Saúde do Butantã faz o acompanhamento das pessoas que tiveram contato mais próximo com o estudante (contactantes), que não apresentaram nenhum sintoma da doença até o momento.
Orientações
Em relação aos outros campi, cabe à Vigilância Epidemiológica Municipal a responsabilidade de comunicar aos investigados os resultados positivos e negativos para covid-19, fazer as orientações necessárias para os casos suspeitos e confirmados e a busca ativa dos casos contactantes.
A Universidade de São Paulo também reitera que, por ora, além do caso confirmado, não há nenhuma ocorrência suspeita.
A USP manterá as atividades didáticas e administrativas em todas as suas Unidades de Ensino e Pesquisa, conforme orientação da autoridade sanitária.
A decisão da suspensão das aulas no Departamento de Geografia foi uma decisão unilateral e somente pela quarta-feira (11/3).
Tranquilidade
Por fim, a USP gostaria de tranquilizar a comunidade interna e externa. A universidade reforça que a instituição segue todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Estado e pelo Ministério da Saúde em relação ao tema, que são atualizados de acordo com o avanço da doença no País.
Pingback: Cientistas brasileiros já trabalham numa candidata à vacina contra novo coronavírus - Inteligência e Inovação