Pesquisadores desenvolvem dispositivo que transforma água poluída em potável
O pequeno aparato utiliza a energia solar para eliminar 99% de bactérias existentes na água
Pesquisadores da Universidade de Stanford, localizada no estado da Califórnia, Estados Unidos, desenvolveram um pequeno dispositivo capaz de auxiliar na transformação de água poluída em potável. O aparato criado a partir de uma nanoestrutura utiliza a energia solar para eliminar mais de 99% das bactérias presentes na água, reduzindo a contaminação e tornando possível o seu consumo.
Apesar de existir outras maneiras de eliminar germes, como, por exemplo, ferver a água, o processo faz uso de combustível fóssil – recurso natural limitado. A invenção chamou atenção do mercado pela praticidade e pela visão sustentável.
O pesquisador Yi Cui, criador do projeto, afirma que o dispositivo ainda passa por fase de testes, porém, em seus primeiros experimentos, foram eliminadas 99,9999% das bactérias presentes na água com a utilização do mesmo; um resultado bem animador em tempos de extrema preocupação com o esgotamento de nossos recursos naturais, ainda mais quando falamos do nosso bem mais precioso: a água.
Fonte: Startse (InfoMoney)
5