Inovações

Aplicativo ajuda deficientes visuais em shoppings

SMartGUma equipe de pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um Guia Inteligente para auxiliar pessoas cegas no interior dos edifícios públicos. Este aplicativo tem como objetivo aumentar a autonomia dos usuários nas atividades do dia-a-dia. Na prática, você encontrará os serviços e produtos desejados no interior dos prédios, de maneira rápida e segura.

A partir do telefone celular, o sistema “SmartGuia: Assistente de Compras para Cegos” usa as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para guiar o usuário ao seu objetivo, respondendo a perguntas e fornecendo informações claras sobre lugares, produtos e serviços.

“O guia estabelece rotas e indica distâncias, descreve o ambiente (por exemplo, até que ponto é o elevador ou escadas), identifica os pontos de interesse, etc.”, explica o coordenador do projeto, José Cecilio.Uma das características mais marcantes do sistema é a sua simplicidade. O usuário pode simplesmente dizer palavras que identificam o que você quer (como comer, comprar roupas). “O sistema pode reconhecer essas palavras-chave, questionando, em seguida, sobre as preferências mais específicas. “, exemplifica o coordenador.

Apesar de ter sido desenvolvido para guiar pessoas com necessidades especiais, este sistema quer estender o uso de todos os cidadãos. O objetivo é que “ao entrar no shopping, o cliente pode descobrir quais lojas que estão com promoções esse dia, em que os produtos e qual porcentagem de desconto. Nesse sentido, vamos iniciar um projeto piloto em um centro comercial de Coimbra,” conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *